Diário do Alentejo

À mesa com António Catarino: Restaurante Costa Alentejana

13 de julho 2020 - 21:10

Em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, a Zambujeira do Mar não é conhecida apenas pela festival de música rock que ali decorre, habitualmente, em agosto, mas este ano cancelado, consequência da pandemia causada pela covid-19. A praia, resguardada por alcantiladas falésias, é das mais conhecidas e procuradas da região onde o mar é generoso em peixe e marisco.

 

No centro da localidade do vasto concelho de Odemira, o restaurante Costa Alentejana é uma das casas mais conhecidas e que proporciona o melhor de dois mundos – campo e oceano --, onde os produtos que o mar da costa alentejana dá chegam à mesa em barcos, sempre frescos, e são alvo de muita procura, em particular nos meses de veraneio.

 

Longe desses dias de maior e frenético reboliço, é escolha acertada saborear, num espaço confortável, as vieiras com mel, que se destacam no capítulo de entradas, sendo mesmo consideradas uma das especialidades da casa.

 

Amêijoas â Bulhão Pato, salada de polvo e tempura de camarão são algumas das propostas que enriquecem o lote de petiscos que podem abrir caminho a opções com outra dimensão.

 

Os chamados barcos, ajoujados de mariscos e bivalves, navegam no topo das preferências. Mexilhões, perceves, amêijoas, ostras do rio Mira, navalheiras, camarão tigre e sapateira integram o tão apreciado recheio das embarcações que aportam a mesas marcadas pela convivialidade.

 

O leque de opções não se resume às escolhas marisqueiras. Há várias opções de arroz: de lingueirão, de tamboril ou de marisco, neste caso para duas pessoas. Espetada ou cataplana de tamboril, açorda de ovas ou sargo grelhado integram de igual modo as escolhas com sabor marinho.

 

Do campo, vem precisamente outra matéria-prima de qualidade, ingrediente básico para confecionar um naco de alcatra ou um costeletão de novilho. As carnes maturadas e de porco alentejano também surgem em destaque na ementa, particularmente variada e que reúne o melhor de dois mundos, consubstanciados no conjunto apelidado de serra e mar.

 

Nas sobremesas, o destaque é a torta de alfarroba com recheios de laranja ou de limão, mas também há sericaia e mousse de framboesa.

 

Garrafeira adequada às características desta casa com serviço simpático.

Comentários