Diário do Alentejo

“Querer é poder”, garante canoísta olímpica Francisca Laia

03 de dezembro 2019 - 12:25
DRDR

Texto e foto Firmino Paixão

O ciclo de formação “Exercise & Nutrition Trends” (Tendências de exercício e nutrição), evento promovido pela comissão técnico-científica da licenciatura em Desporto da Escola Superior de Educação de Beja, trouxe a esta cidade a canoísta olímpica Francisca Laia e o nutricionista Gonçalo Moreira, para uma abordagem aos temas “Nutrição e performance”. O ciclo vai prolongar-se por mais duas sessões, a primeira já na próxima sexta-feira, 6, e a última marcada para 13 do mesmo mês, ambas com o foco na “Nutrição e fitness”.

 

Francisca Laia, abrantina de nascimento, é médica, campeão nacional de canoagem, foi “atleta do ano” em 2015, por distinção da Federação Portuguesa de Canoagem, e participou nos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016. A sua intervenção teve uma marca forte, que resumiu como “querer é poder”, algo que, seguramente, lhe tem marcado este percurso profissional e desportivo bem-sucedido.

 

Em declarações exclusivas ao “Diário do Alentejo”, a atleta do Sporting Clube de Portugal reiterou essa mesma ideia. “Para mim é muito isso, querer é poder, acho que é importante termos sempre presente o que ambicionamos para a nossa vida e termos bem delineado quais são os nossos objectivos e, perante isso, claro que nos vamos sempre dispersando, porque há amigos ou família, há festas, há tudo isso, mas termos sempre bem presente qual é o nosso objectivo e o que é que queremos fazer para nos sentirmos bem, porque, se realmente quisermos, vamos sempre arranjar meios para chegar lá”.

 

Outras notas que deixou, até ilustrando a compatibilidade entre a sua carreira de atleta e de médica, foram “sacrifício e disciplina”. “Sou médica e atleta de alta competição, mas acho que para tudo na vida é preciso muito trabalho. Admiro muito as pessoas que são desportistas, que são amadores mas que, mesmo assim, acabam o seu dia de trabalho e vão treinar, se calhar, com mais motivação e mais empenho do que um atleta de alta competição. São pessoas que querem muito conciliar as duas coisas e conseguem, porque é algo que os faz sentir bem. O que importa, realmente, é sermos felizes e lutarmos pelo que queremos, lutar pelos nossos sonhos. Mesmo se temos objectivos altos para nós, devemos lutar sempre para que eles se realizem”.

 

O ciclo prossegue na próxima sexta-feira com a participação da nutricionista Sara Sá e do atleta culturista e personal trainer João Fialho.

Comentários