Diário do Alentejo

182 pilotos disputam Baja TT Reguengos de Monsaraz

23 de maio 2019 - 13:00
Baja TT Reguengos de Monsaraz | Foto de arquivo

A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal vai realizar-se entre os dias 24 e 26 de maio em Reguengos de Monsaraz. 182 pilotos em automóveis, motos, quads e ssv vão disputar a vitória nesta prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 

Esta é a trigésima primeira edição da segunda prova mais antiga do calendário do todo-o-terreno e uma das maiores manifestações desportivas realizadas no Alentejo, juntando anualmente milhares de pessoas durante o prólogo e nos dois setores seletivos da competição. 

 

A baja vai ser disputada por 48 pilotos em automóveis, entre os quais Alexandre Ré (primeiro classificado na geral do campeonato), João Ramos, Nuno Matos, Pedro Dias da Silva, André Amaral, Georgino Pedroso (líder do campeonato T2), João Rato (líder do campeonato T8) e quatro pilotos espanhóis, com destaque para o campeão espanhol de T8, Borja Rodrigues.

 

Em competição vão estar 55 motos com os principais pilotos que estão a disputar o campeonato, incluindo Sebastian Bühler e António Maio, que participaram no Rali Dakar 2019. Haverá também nove quads em prova e 70 ssv’s, que constitui o record de participações nesta categoria em provas do campeonato deste ano.

 

Esta edição terá 22 quilómetros de novos troços e uma zona espetáculo na Herdade das Areias, local onde decorre o prólogo. Pelo terceiro ano, a prova vai ter uma cerimónia de partida no centro da cidade. 

 

Na tarde de sexta-feira, dia 24 de maio, realizam-se as verificações técnicas e pelas 21:30 horas todas as viaturas vão passar pelo palanque instalado na Praça da Liberdade. Durante a cerimónia vão ser homenageados os fundadores da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense com a entrega de uma placa alusiva aos 30 anos da prova.

 

Na manhã de sábado, dia 25 de maio, realiza-se o prólogo de oito quilómetros na Herdade das Areias. Às 8:00 horas parte o primeiro concorrente em motos e às 10:50 horas o primeiro automóvel. À tarde decorrerá o primeiro setor seletivo com 152 quilómetros de percurso para todas as viaturas. Ao meio-dia será dada a partida para o primeiro piloto em moto e às 16:30  horas para o de automóveis. No domingo de manhã realiza-se o segundo setor seletivo com um percurso de 152 quilómetros para os automóveis e de 78 quilómetros para as motos.

 

Comentários