Diário do Alentejo

Estevão Janeiro e Sara Inácio venceram os “10 Km Fernando Mamede”

16 de maio 2019 - 14:50

Texto Firmino Paixão

Se na edição anterior dos “10 km Fernando Mamede” (ganha por Carlos Papacinza com 34,42’) o Beja Atlético Clube tinha classificado cinco atletas nos cinco primeiros lugares, neste ano foram apenas quatro, mas Estêvão Janeiro saltou do quinto para o primeiro lugar, ainda que os 34’55, o seu melhor registo nas edições que correu, não chegassem para superar a marca de Papacinza.

No setor feminino, Sara Inácio, a bejense que correu pelos madeirenses da Água de Pena, confirmou o favoritismo, consumindo mais quatro segundos do que na edição anterior, quando ficou em segundo lugar, atrás de Patrícia Serafim (Beja AC).

No plano coletivo vitória natural da “armada” bejense em masculinos e triunfo da Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz no setor feminino.

Um pouco mais que 200 atletas na prova de corrida, outros tantos caminheiros. Calor excessivo para a época, muito convívio na partida e chegada, num evento, avaliado como “durinho”, onde faltam apenas prémios monetários aliciantes para que venham mais e melhores atletas.

O Beja Atlético Clube voltou a dominar a Corrida Cidade de Beja, na segunda edição dos “10 Km Fernando Mamede”. Estevão Janeiro cortou a meta à frente de três colegas de equipa e Sara Inácio (Água de Pena), segunda na edição anterior, festejou agora a vitória no setor feminino.

Estêvão Janeiro, de 23 anos, atleta do Beja Atlético Clube, natural de Vila Nova de São Bento, explicou assim o seu triunfo: “Chegámos quatro atletas juntos à meta e eu ganhei. Mas esta foi, principalmente, uma vitória do Beja Atlético Clube e estou muito feliz por isso. Ter ganho não foi o mais importante para mim”. Quanto à corrida, disse: “Foi dura, tem um percurso muito difícil e estava muito calor, mas melhorei o meu registo do ano passado. Isolámo-nos cedo, eu saí um pouco mais de trás, mas consegui colar-me ao grupo do Carlos, do João e do Celso, fomos dividindo o esforço, com um espírito de elevado companheirismo, o atletismo é isso mesmo”. A bejense Sara Inácio, de 23 anos, vinda do “Meeting Vítor Tavares”, no dia anterior, em Faro (2.ª classificada nos 800 metros), confirmou: “A prova é muito dura. Tem muitas subidas, muitas descidas e diferentes tipos de piso. Requer que estejamos numa boa forma física para podermos fazer o melhor. Consegui mais uma importante vitória, mas sei que ainda tenho de trabalhar muito para conseguir melhorar os meus tempos”. Medalha de bronze nos recentes Campeonatos Universitários em Pista Coberta (Pombal), Sara revelou que amanhã, sábado, competirá nos 1500 metros, também nos Campeonatos Universitários, mas em pista ao ar livre e que “gostaria de conquistar um lugar no pódio”.Fernando Mamede, o patrono da corrida, estava feliz com a participação de mais de 400 atletas na sua prova. “Não foi mau. Embora não tenha grandes estrelas, mas o problema é que nesta prova os prémios monetários são pouco relevantes e isso faz a diferença, porque se tivessem prémios, por exemplo, de 300 euros para o primeiro, não sendo muito, a prova teria mais adesão e visibilidade, porque em havendo bons prémios monetários vem cá mais gente, eu sei que vem”. O antigo atleta confia que a prova terá uma boa evolução porque, na sua opinião, “este executivo municipal ainda tem pouco tempo na gestão do concelho, mas tem feito muita coisa, até noutras infraestruturas que eram necessárias”. “Acompanho pelas redes sociais e vejo que, efetivamente, têm feito um esforço enorme e, dentro de pouco tempo, vão começar as obras de requalificação da pista de atletismo. Tentarei dar ideias e ajudar a que este processo de desenvolvimento da modalidade se consolide mais e melhor”, concluiu.

Classificações Femininos absolutos: 1.ª Sara Inácio (Água de Pena), 42.13’. 2.ª Jamila Dionísio (Quarteira), 46-38’. 3.ª Paula Ramalho (CB Reguengos), 47.15’. Seniores: 1.ª Sara Inácio (Água de Pena). Juniores: Mariana Correia (JD Neves). Veteranos A: Jamila Dionísio (Quarteira). Veteranos B: Paula Ramalho (CB Reguengos). Veteranos C: Lúcia Ferreira (Perfect Run). Masculinos absolutos: 1.º Estevão Janeiro (Beja AC), 34,55’. 2.º João Cruz (Beja AC), 34.57’. 3.º Celso Graciano (Beja AC), 34.58´. 4.º Carlos Papacinza (Beja AC), 35’. 5.º João Baiôa (CB Reguengos), 37.02’. Juniores: João Baiôa (CB Reguengos). Seniores: Estêvão Janeiro (Beja AC). Veteranos A: Alexandre Pimpão (NAR Messejana). Veteranos B: João Marques (Beja AC). Veteranos C: António Parreira (NAR Messejana). Equipas femininas: 1.ª CB Vila Real Santo António. 2.ª Correr em Évora. 3.ª Terra de Barro/Beringel. Masculinos: 1.ª Beja Atlético Clube. 2.ª CB Reguengos Monsaraz. 3.ª Núcleo Atletismo e Recreio Messejana. 4.ª Futebol Clube Castrense. 5.ª Pegada Tavira.

Comentários