Diário do Alentejo

Taça de Portugal está de regresso com grandes exigências para as equipas da região

19 de setembro 2025 - 08:00
Quem sobreviverá?

A segunda eliminatória da Taça de Portugal vai disputar-se no próximo fim de semana e conta ainda com a presença de nove clubes da região alentejana. A qualidade dos adversários e as dificuldades inerentes deixam antever uma probabilidade de sobrevivência claramente diminuta. Castrense, Lusitano de Évora e Portalegrense jogarão em casa.

 

Texto e Foto Firmino Paixão

 

Comecemos pelo Castrense, emblema que, na primeira eliminatória, afastou o Quarteirense e que, neste domingo, receberá o Lusitânia de Lourosa, décimo segundo classificado da Liga Portugal 2. Um osso duro de roer, mesmo tendo em conta que a turma de Castro Verde contará com o apoio do seu público. O Serpa e o Lusitano de Évora, dois conjuntos também bem-sucedidos na primeira ronda da prova, vão encontrar-se no Campo Estrela. Outro jogo entre clubes de diferentes patamares, os serpenses no Campeonato de Portugal, os lusitanistas num degrau acima, a Liga 3. Outro dos representantes da AFBeja é o Desportivo de Almodôvar, que esteve isento da primeira eliminatória e que, agora, viajará para o terreno do Sporting de Espinho, um adversário com um interessante palmarés mas que, atualmente, disputa os distritais de Aveiro. O Vasco da Gama de Vidigueira também não terá uma tarefa fácil. Às dificuldades de uma deslocação para Santa Maria da Feira junta-se a qualidade de um adversário que milita na Liga 3. No rol das equipas alentejanas permanecem também O Elvas, que irá ao terreno do Marco 09, o Mosteirense que visitará o Marinhense, o Portalegrense que receberá o Académico de Viseu e o Eléctrico de Ponte Sor que terá uma deslocação a Amarante para defrontar o Vila Caiz. Como se antevê, o número de equipas alentejanas qualificadas para a terceira eliminatória será bastante diminuta. Quem sobreviverá?

 

CAMPEONATO DE PORTUGAL

 

A quarta jornada do Campeonato de Portugal disputou-se no passado fim de semana e terminou com o Serpa a conquistar um precioso ponto em Moncarapacho, mercê de um empate a uma bola. O Vasco da Gama recebeu o Alcochetense, ao intervalo esteve a vencer por duas bolas a zero, mas acabou por permitir a igualdade dos visitantes. Conquistou um ponto mas ficou a ideia de que poderiam ter feito melhor. O Juventude, a jogar em Loulé, sofreu a primeira derrota e O Elvas também perdeu no reduto do Sintrense. Na próxima jornada teremos então esse dérbi entre o Serpa e o Vasco da Gama.

 

AFBEJA

 

Os campeonatos da 1.ª e 2.ª divisão da Associação de Futebol de Beja iniciaram-se no último fim de semana, após o Tribunal Arbitral de Desporto ter confirmado a decisão da não inscrição do Messejanense na divisão principal. O “Distritalão” arrancou logo com a deslocação do Castrense ao recinto do Aljustrelense (na foto), partida que terminou com uma igualdade sem golos. O Moura venceu o vizinho Aldenovense, o Almodôvar ganhou em Odemira, o Milfontes derrotou o Albernoense e o Renascente empatou no terreno do Despertar. O jogo entre o Ferreirense e o Cuba teve lugar na última quarta-feira. Piense, Negrilhos e Boavista dos Pinheiros arrancaram na frente das três séries da segunda divisão.

 Multimédia0

Multimédia1

Comentários