Diário do Alentejo

“Uma coisa à parte…”

28 de junho 2025 - 08:00
Organização do Encivil Rally de Beja fez um trabalho de reconhecida qualidadeFoto | Firmino Paixão

Ricardo Teodósio e José Teixeira (Toyota GR Yaris Rally 2), dupla que ocupa o quarto lugar do Campeonato de Portugal de Ralis, foram os vencedores absolutos do Encivil Rally de Beja, terceira prova do Campeonato Regional de Ralis do Sul, competição com organização partilhada entre o Aero Clube de Beja e o Clube de Promoção de Karting e Automobilismo.

 

Texto e Fotos | Firmino Paixão

 

O piloto da Guia (Algarve) que já tinha ganho ralis em Beja, nos já longínquos anos de 2010, 2011 e 2013, somou, assim, a sua quarta vitória na capital do Baixo Alentejo, numa prova que contou com um excelente quadro de inscritos, num total de 43 pilotos, entre eles, José Paula (Citröen C3 R5), Fernando Peres (Mitsubishi Lancer Evo IX) e até o serpense Carlos Martins (Ford Fiesta R5), todos eles candidatos ao triunfo final.

Carlos Martins, vencedor de um dos sete troços cronometrados, a primeira passagem pela Corte Condessa, da prova, acabaria por desistir já nos quilómetros finais, com a roda dianteira direita fortemente danificada.

No final da prova. Ricardo Teodósio disse ao “Diário do Alentejo”: “Foi muito bom estar de regresso à cidade de Beja para fazer o rali que já tinha ganho no passado. Esta foi a minha quarta vitória aqui em Beja”. E lembrou: “Inicialmente era suposto participarmos nesta prova mas sem intuito competitivo, apenas fazermos ‘carro zero”, entretanto, a organização e o nosso patrocinador principal decidiram que nós deveríamos fazer a prova e aqui estivemos. Devo recordar que temos um carro de última geração com que andamos a disputar o campeonato nacional e, nos últimos oito anos, fomos três vezes campeões nacionais, portanto, como se vê, somos uma dupla muito forte e digo isto sem tirar valor nenhum ao Carlos Martins, que é aqui da região e que também anda muito bem”. Contudo, assumiu: “Fizemos um bom rali, ganhámos seis dos sete troços cronometrados, perdemos só a primeira passagem por Corte Condessa para o Carlos Martins, porque fomos os primeiros na estrada, estamos com uns pneus diferentes do que é normal, uns pneus que só nós é que usamos. Quanto ao resto, foi uma prova excelente, bem organizada, o troço da Salvada foi espetacular, o da Corte Condessa também, mas eram todos troços muito bonitos”.

Confrontado com o natural favoritismo face ao seu palmarés, o piloto lembrou: “Como referi, a intenção não era bem essa. Queríamos participar e dar um bocadinho de espetáculo para o público, uma vez que eu venho disputar uma prova do campeonato regional com este carro, chamando mais pessoas para assistirem ao rali, até porque foi feito também um bom trabalho de promoção da prova e isso é muito importante para a modalidade”.

Continuando os elogios à organização, Teodósio comentou: “Acho mesmo que, neste caso, foi feito um trabalho promocional ao mesmo nível, senão superior, ao que é feito nos ralis do campeonato nacional. Tivemos, de facto, muita divulgação desta prova e, fruto disso, a super-especial noturna estava cheia de público e nos troços também se viram imensos espectadores. Naturalmente que nada é perfeito, existirão coisas a melhorar, mas foi muito bom vencer outra vez em Beja, pois os ralis fazem parte da nossa vida. Já fomos campeões regionais dois anos, vice-campeões regionais noutros dois anos, é bom estarmos aqui com toda a nossa equipa, com as restantes equipas ao nosso lado, porque isto também é uma festa. Nem sempre as coisas correm como desejamos, por isso, é pena que nem todos possam chegar ao fim. Mas é assim mesmo”.

O Toyota Yaris com que disputa o Campeonato de Portugal, e que trouxe a esta prova do regional, também mereceu nota elevada. “A fiabilidade do carro é espetacular, é um carro muito bom, está entre os melhores ao nível não só nacional como mundial. A única diferença que nós temos para o carro do meu colega de equipa, que é o piloto oficial, eu sou o privado, são os pneus. Só que os pneus fazem uma diferença de cinco a oito décimas de segundo mais lento por quilómetro, e nós andamos trabalhando com ‘cook’, que são pneus bons a temperaturas baixas e em troços curtos, mas quando a temperatura está elevada e os troços são mais longos, perdemos performance. Sabemos que é assim, mas temos de representar os nossos patrocinadores”.

Um final feliz para Ricardo Teodósio, piloto que tem também como principal patrocinador a Encivil, patrocinadora do rali de Beja que, mais uma vez, mereceu nota elevada do piloto algarvio. “Este rali foi uma coisa à parte, teve uma excelente organização, espero que assim continue e que os outros clubes aprendam como isto se faz. Eu também ando sempre a aprender, tento dar sempre o meu melhor e tento ensinar às pessoas para elas serem melhores naquilo que fazem, porque eu sou um incondicional amante do desporto motorizado e gosto que isto ande para a frente. Ando aqui há 35 anos, já tenho mais tempo de corridas do que certas pessoas que fazem parte de certas organizações, que as atrapalham e não nos deixam competir”, lamentou, lembrando o recente cancelamento do Rally de Ourique.

 

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