As finais da Supertaça Kempa, masculinas e femininas, em andebol, foram disputadas, no último fim de semana, no Pavilhão Multiusos de Sines, opondo as equipas vencedoras dos campeonatos nacionais às finalistas vencidas da Taça de Portugal. O Benfica derrotou o Madeira SAD e arrecadou o quinto troféu. O Sporting venceu o Porto e conquistou o sexto.
Texto e Fotos | Firmino Paixão
Um dia histórico. Uma grande jornada de promoção do andebol, com dois jogos emotivos, disputados entre quatro grandes equipas nacionais. Depois, também, a homenagem à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sines e, através dela, a todos os “soldados da paz” deste país, com a entrada em campo das capitãs Mihaela Minciuna (Benfica) e Sandra Moniz (Madeira), com uniformes de bombeiro, tal como, mais adiante, aconteceria com os líderes das equipas masculinas: Salvador Salvador, pelo Sporting, e Daymaro Salina, pelo Porto. Os próprios troféus foram transportados para o interior do recinto de jogo por um voluntário dos bombeiros sinienses. Um exemplo, entre muitos, de como o desporto também é um pilar de humanismo e solidariedade, neste caso para com os heróis que têm combatido os sempre trágicos incêndios em Portugal.
A jornada desportiva iniciou-se com a final feminina, um jogo entre o Benfica e o Madeira Andebol SAD, terceira final consecutiva entre estas formações (em 2025 o triunfo tinha sorrido às insulares), partida que as encarnadas venceram por 26-18, com um parcial de 12-9 ao intervalo. Constança Sequeira (Benfica) foi a melhor jogadora (MVP) e a melhor marcadora (oito golos) da final. O troféu masculino foi disputado entre o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube do Porto, com um início bastante equilibrado no marcador, mas com os leões a revelarem-se mais fortes e eficazes à medida que o tempo decorria. A equipa leonina, que na época finda venceu tudo o que havia para ganhar, terminou a partida com uma vantagem de sete golos, 36-29, com 20-15 ao intervalo. O sportinguista “Kiko” Costa foi a jogador mais valioso do jogo (MVP) e também o melhor marcador (nove golos).
O Pavilhão Multiusos de Sines registou, ao longo do dia, uma magnífica moldura humana, como tem acontecido em outros acontecimentos desportivos nacionais de outras modalidades, justificando o magnífico investimento realizado pelo município em setembro de 2013.
A propósito de Sines estar frequentemente na rota dos grandes eventos desportivos, o autarca Nuno Mascarenhas disse ao “Diário do Alentejo”: “Tivemos oportunidade de ver aqui mais duas excelentes finais da Supertaça de andebol, o que reflete bem a importância que o município tem dado a estes grandes eventos, não só na promoção do desporto, mas também atraindo para a cidade de Sines eventos de excelência. Há dias tivemos aqui a seleção nacional de basquetebol, num jogo de preparação com o Sporting, agora estas finais, e vamos continuar até final do mandato a atrair estas grandes competições, porque, de facto, são importantes não só para promover o concelho e as diferentes modalidades desportivas mas, sobretudo, como promoção económica da própria cidade e do próprio concelho”.
Mas deixou um voto: “Espero que, nos próximos anos, se consiga atrair estas grandes organizações, o que será fruto do trabalho que foi desenvolvido ao longo destes 12 anos São momentos importantes para todos nós e para aqueles que nos vêm visitar, mas, sobretudo, para os mais jovens que aqui vivem, que podem ver alguns dos seus ídolos”. Sobre o impacto destas realizações na comunidade local, o líder autárquico admitiu: “O impacto é positivo porque acabamos de atrair ao concelho centenas, diria mesmo milhares, de visitantes para verem estes jogos. Repare que são quatro grandes equipas que pernoitaram nos nossos hotéis e que frequentaram os nossos restaurantes, além de toda esta massa humana de adeptos, apoiantes e claques dos diferentes clubes.
Tudo isto é relevante para dinamizar a economia local”. Reafirmando a disponibilidade do município para a dinamização e promoção de atividades desportivas, Nuno Mascarenhas, afirmou: “Neste momento está a decorrer um grande evento de prática desportiva na praia Vasco da Gama. No mês de setembro teremos um triatlo, prova também importante no panorama desportivo nacional e, depois, estes eventos de pavilhão são uma vontade muito própria que o município quis desenvolver ao longo destes anos. Diria que Sines não será a capital do desporto nacional mas, seguramente, estará no topo dos principais municípios ao nível da prática e da atração de atividades desportivas para o concelho”.