Diário do Alentejo

Uma questão de identidade

24 de maio 2025 - 08:00
Torneio Bejandebol 2025 cumpriu primeira jornada com as equipas sub/14 femininas e masculinasFoto| Firmino Paixão

O Lagoa Académico Clube, em iniciados femininos, e a Associação Cultural e Recreativa Zona Azul, de Beja, em iniciados masculinos, foram os clubes vencedores da primeira etapa do Bejandebol 2025. A segunda etapa do torneio realizar-se-á nos dias 31 deste mês e 1 de junho.

 

 

Texto e Foto | Firmino Paixão

 

Foram duas importantes jornadas de promoção do andebol, de evolução dos atletas e valorização dos projetos que os clubes, e muito particularmente a Zona Azul, como entidade organizadora, têm ancorado à sua afirmação desportiva.

O primeiro dia de competição trouxe à cidade de Beja as equipas femininas do Club Naval Setubalense, do Académico de Lagoa, do Agrupamento de Escolas Boa Água, de Quinta do Conde, e a Casa de Cultura de Loulé. No segundo dia de competição evoluíram as formações do Núcleo de Andebol do Redondo, do Vitória Futebol Clube, de Setúbal, do 1.º de Dezembro, de Queijas, e, de novo, do Club Naval Setubalense, a quem, naturalmente, se juntaram as equipas do clube anfitrião, que atravessa o ano do cinquentenário da sua fundação e em cujas comemorações inseriu esta que foi a terceira edição do Bejandebol.

O torneio proporcionou, a quem esteve no Pavilhão de Santa Maria, um conjunto de jogos muito interessante e a revelação de alguns talentos que deixaram indicações de poderem vir a afirmar-se na modalidade. Os momentos porventura mais empolgantes terão sido as duas finais, primeiro a feminina, entre o Lagoa e o Loulé, e, depois, o jogo entre a Zona Azul e o Vitória de Setúbal, que os bejenses venceram com reconhecido mérito. Aprendizagem, evolução, partilha de experiências, crescimento e preparação do futuro foram as tónicas em que os diferentes treinadores da Zona Azul convergiram na avaliação das suas equipas. Tiago Gonçalves, técnico das sub/14 femininas, assumiu: “Ver estas miúdas a crescer desta maneira deixa-me muito feliz”. E admitiu: “Este torneio foi importante para confirmarmos que as miúdas estão a evoluir, têm-se dedicado bem, e isso atesta-se em momentos em que defrontam equipas com outros níveis de aprendizagem”. O treinador insistiu mesmo na ideia: “Gostámos do que vimos, foi algo muito positivo, para mostrarmos às pessoas o trabalho que fazemos e a identidade do nosso clube. Acho que isso foi plenamente conseguido”.

Pedro Fontainha liderou a segunda equipa de sub/14 masculinos e fez notar: “Estes miúdos estão, quase todos, no último ano de sub/12. Cumprem o seu percurso formativo e, por isso, precisam de muitos jogos e muitos torneios desta natureza, porque será através desta partilha de experiências que conseguirão evoluir”.

A equipa vencedora do torneio masculino, ganhando ao Vitória de Setúbal, teve no banco o técnico André Fialho. O treinador considerou: “Foi um jogo realmente digno de uma final. Os miúdos estão todos de parabéns, isto foi o culminar de uma época de muito trabalho. Continuaremos a trabalhar para que eles possam estar preparados para dar o melhor contributo às seleções para que forem convocados e possam estar bem no próximo encontro nacional, em Estarreja”.

O Bejandebol voltará ao pavilhão nos dias 31 deste mês e 1 de junho, com equipas sub/16 masculinas e femininas.

 

Sub/14 femininos Zona Azul: Diana Escoval, Raquel Amarante, Alice Escoval, Carlota Raposo, Gabriel Carraça, Margarida Álvaro, Cátia Casteleiro, Inês Monteiro, Bianca Gonçalves, Inês Camacho, Lindi Aleksiy, Margarida Revés, Jéssika Aleksiy. Treinador: Tiago Gonçalves.

 

Sub/14 masculinos Zona Azul A: André Amarante, Tomás Estanque, Lucas Amaro, Benjamin Soares, Afonso Colaço, Tiago Serra, Manuel Cortez, Ricardo Galaio, Samuel Monteiro, João Eduardo, Tomás Gaspar, Gonçalo Páscoa. Treinador: Pedro Fontaínhas.

 

Sub/14 masculinos Zona Azul B: Leonardo Luz, Luís Soares, Diogo Nunes, Salvador Pereira, André Lança, Tiago Russo, André Pires, Henrique Rocha, Francisco Neves, Diogo Doce, Gabriel Vasques, João Brito, João Proença, Carlos Dialló, Dinis Capela. Treinador: André Fialho.

 

Multimédia0

Comentários