Diário do Alentejo

Morreu Veiga Trigo

02 de outubro 2024 - 10:15
DRDR

Texto Firmino Paixão

 

José Alberto Veiga Trigo, 73 anos, antigo árbitro internacional de futebol morreu na última terça-feira, dia 1, no Hospital José Joaquim Fernandes, na cidade onde nasceu em 7 de julho de 1951. O antigo juiz, um dos três árbitros internacionais que o Conselho Regional de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja projetou para o mundo do futebol, estava internado há duas semanas, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral.

 

O árbitro bejense que foi, inquestionavelmente, uma das maiores figuras da arbitragem portuguesa, chegou ao patamar nacional na época de 1978/1979 e internacionalizou-se em 20 de fevereiro de 1987, dirigindo uma partida entre as seleções de Espanha e de Malta. Terminou a carreira na época de 1995/1996.

 

Os organismos nacionais já assinalaram a perda deste vulto da arbitragem nacional. Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, referiu que “a arbitragem portuguesa perdeu uma das suas maiores referências”, enquanto o atual presidente do Conselho Nacional de arbitragem, José Fontelas Gomes, deu conta que Veiga Trigo “deixou uma marca indelével na arbitragem”. Também a Associação de Futebol de Beja, órgão do qual Veiga Trigo era Sócio de Mérito, deixou uma nota de pesar pela perda do seu antigo filiado.

 

O corpo está em câmara ardente nas Casas Mortuárias de Beja e o funeral realiza-se nesta quarta-feira, às 15:30 horas, no cemitério de Beja

 

O “Diário do Alentejo” manifesta as mais sinceras e sentidas condolências a todos os familiares e amigos.

Comentários