Diário do Alentejo

Beja Rugby Clube estreou-se na Taça de Portugal

23 de outubro 2025 - 12:00
Primeiro jogo oficial do novel clube bejense

Texto e fotos | Firmino Paixão

 

O Complexo Desportivo Fernando Mamede, na cidade de Beja, foi, no último sábado, o palco do primeiro jogo oficial do Beja Rugby Clube. Uma partida frente ao Belas Rugby Clube, a contar para a primeira eliminatória da Taça de Portugal. Um desafio motivador e potenciador de crescimento, sentimentos com que a formação bejense, recentemente criada, enfrentou este exigente compromisso frente a uma equipa do Campeonato Nacional 2, um escalão acima do seu. Um desequilíbrio refletido no resultado final, com 93 pontos para o emblema do concelho de Sintra (15 ensaios e nove pontapés de transformação) e cinco pontos para os bejenses, obtidos num único ensaio.

 

Multimédia0

 

João Abreu, treinador da equipa bejense, na análise à prestação da sua equipa, concluiu: “Foi um jogo naturalmente desequilibrado, fruto também da inexperiência que nós ainda temos. Mas eu digo, muitas vezes, aos meus jogadores que sempre que falte a inspiração, que nunca falte a atitude e isso foi uma das coisas que eu anotei e com agrado. É importante que tenhamos sempre essa mentalidade, porque isso é o que nos diferencia para os demais desportos. A parte mental foi muito importante e muito bem conseguida neste jogo e isso é algo de anotar, apesar do resultado negativo, obviamente”. Um desequilíbrio para o qual o treinador estava avisado. “O Belas é uma equipa bastante experienciada, tem muitos anos de rugby. Um clube que já viveu quase tudo, nomeadamente, com grandes jogadores a sair do Belas, grandes árbitros também, grandes referências do rugby, apesar de não ser uma equipa muito cotada a nível nacional. A experiência, aqui em Beja, foi predominante e obviamente que isso teve a sua influência no jogo. Mas, pronto, isto é uma fase em que os jogadores estão a aprender com este novo formato desta modalidade, que esteve um bocadinho apagada em Beja, mas é isso que nós queremos, é fazermos regressar uma nova modalidade que traga este sentido de disponibilidade e solidariedade para todos”.

 

Multimédia1

 

Virada esta página de estreia numa eliminatória da Taça de Portugal, a equipa continuará a competir, lembrou o treinador João Abreu. “No próximo fim de semana teremos já mais um jogo em Oeiras contra o Oeiras Rugby Clube, que faz parte da nossa divisão, que é um nível abaixo desta equipa do Nelas e, se calhar, já iremos com outra confiança, já iremos com outras armas, porque foi muito importante esta aprendizagem, apesar, naturalmente, deste resultado negativo tão dilatado”

 

Beja Rugby Clube: José Maria Ferrari, Luís Batista, Rodrigo Luís, Miguel Saturnino, João Mira Cruz, Xavier Cortegano, David Serra, Tomás Parrinha, Miguel Palma, Vasco Abreu, João Matos, Gonçalo Moreira, Francisco Mira Cruz, Santiago Azevedo, Bruno Fialho, João Jacob, Pedro Pereira, Francisco Parrinha, Francisco Palma, Luís Pereira, Guilherme Barrelas, Manuel Nobre e António Rosado.

 

Treinador: João Abreu.

 

Presidente: Pedro Pereira.

Comentários