Diário do Alentejo

Um brinde à taça...

06 de setembro 2024 - 12:00
1.ª eliminatória da Taça de Portugal realiza-se neste domingo com a presença de oito clubes alentejanosFoto| Firmino Paixão

Chegou o momento para a primeira rodada da, desde sempre, designada de grande festa do futebol nacional: a Taça de Portugal. Brindemos! Pelo menos, enquanto lá estiverem todos os representantes desta região.

 

Texto e Foto | Firmino Paixão

 

Vão entrar em campo, para a ronda inicial da Taça de Portugal, 113 clubes, sendo 43 representantes das associações distritais e regionais (os segundos classificados dos campeonatos e os vencedores ou finalistas vencidos da taças), 51 clubes do Campeonato de Portugal e 18 da Liga 3.

A Associação de Futebol de Beja terá em prova o Serpa, o Moura, o Castrense e o Milfontes. O Lusitano Ginásio Clube, o Estrela de Vendas Novas, o Sporting de Viana e o Desportivo de Portel representarão a Associação de Futebol de Évora e, a sua congénere portalegrense, vai estar representada pelos seguintes clubes: O Elvas, Arronches e Benfica, Eléctrico de Ponte Sor e Gavionenses. O Desportivo Grandolense, do litoral alentejano, competirá, mas enquanto filiado na Associação de Futebol de Setúbal. De todos estes clubes ficaram isentos da primeira eliminatória (e já apurados para a segunda) as equipas do Lusitano de Évora, Castrense, O Elvas, e Eléctrico.

Cá pelo burgo, ou seja, no que diz respeito às equipas deste distrito, teremos o Futebol Clube de Serpa a viajar para a vila de Odemira, palco onde defrontará o Clube Desportivo Praia de Milfontes, uma vez que o recinto dos “Guerreiros do Mira” não está homologado para provas nacionais. Teremos um clube que milita no Campeonato de Portugal, frente a um emblema dos regionais da Associação de Futebol de Beja, ambos a jogar fora de casa. A diferença de estatuto não tem significado, quando se fala da Taça de Portugal. O técnico do emblema do litoral, Vítor Franco, assumiu já: “Entraremos em todas as competições sempre para ganhar e para chegarmos o mais longe possível, mas que essa meta seja o triunfo em todos os jogos”. Por seu turno, Mauro Santos, treinador dos serpenses, reagiu assim a um hipotético favoritismo da sua equipa: “Se nos quiserem atribuir o favoritismo, teremos que o comprovar, porque estamos num escalão acima e teremos que mostrar isso dentro do campo. Antecipadamente, nunca vi ninguém ganhar jogos. Se queremos passar, e é claro que queremos, teremos que respeitar muito o adversário, teremos que fazer um bom jogo”.

Noutra latitude, ou seja, no Estádio Municipal de Moura, a equipa local, uma das 12 equipas da série D do Campeonato de Portugal, receberá o Desportivo de Portel. Outra partida também entre clubes de diferentes escalões, em relação à qual o treinador local, José Luís Prazeres já se tinha pronunciado, dizendo: “A questão do favoritismo é muito subjetiva. O Portel ficou em segundo lugar no campeonato de Évora. É uma equipa ambiciosa que, certamente, construiu um plantel forte, mas, obviamente que, jogando em casa, queremos dar aos nossos adeptos a alegria de passarmos a eliminatória. Será importante para o crescimento dos atletas”.

Vejamos agora quais as partidas, num total de oito, em que intervirão equipas alentejanas: Gavionenses-Arronches e Benfica; Sporting de Viana-Os Belenenses; Madalena (Açores)--Estrela Vendas Novas; Praia de Milfontes-Serpa; Moura-Portel; Moncarapachense-Grandolense. Os jogos disputam-se neste domingo, 8, com início marcado para as 17:00 horas. A segunda eliminatória, já agendada para o dia 22 (15:00 horas), também já foi sorteada. O vencedor do jogo de Odemira, Milfontes ou Serpa, viajará, nessa altura, para Ovar ou São João de Ver; o vencedor do jogo de Moura, Moura Atlético Clube ou Portel, receberá o Castrense.

Campeonato de Portugal No passado fim de semana jogou-se a terceira jornada do Campeonato de Portugal. Uma ronda que não proporcionou surpresas de vulto, mas que vai dando alguns sinais quanto às equipas que se apresentaram neste campeonato com maior potencial e com plantéis mais valorizados. O Futebol Clube de Serpa viajou para a cidade do Barreiro, sofreu um golo à beira do intervalo mas, no segundo período (66’), João Mucuia igualou a partida, permitindo que a sua equipa regressasse a Serpa com um ponto e se fixasse no sétimo lugar da tabela, com sete pontos, em três jogos (derrota em casa com o Amora, triunfo em Moura e empate no Barreiro). O Moura deslocou-se ao Campo Estrela (na foto), para jogar com o Lusitano de Évora, e saiu goleado. Quatro golos dos eborenses no primeiro tempo: Diogo David (12 e 29’), João Pinto (23’), Tiago Batista (35’) e autogolo do mourense João Nogueira (63’), já no segundo período de jogo. Triunfo fácil da equipa lusitanista, agora orientada por Pedro Russiano, que passou a ocupar o segundo posto da tabela, a dois pontos do Louletano, atual líder da série D, com o pleno dos pontos. O Moura caiu para o décimo primeiro lugar da classificação, tendo atrás de si o Fabril, o Barreirense e o Vendas Novas.

A próxima jornada está marcada para o dia 15 de setembro, com os jogos a iniciarem-se já pelas 15:00 horas. Nessa ronda, a quarta, o Serpa receberá o Lusitano de Évora e o Moura jogará em casa com o Operário de Lagoa (Açores). Porém, para já, o tempo será de Taça de Portugal, a dita festa maior do futebol português. Que os adeptos brindem ao sucesso dos seus representantes. Que brindem ao fair-play, porque se não souberem perder, jamais saberão vencer…

 

CAMPEONATO DE PORTUGAL

Série D | 3.ª jornada

Operário Amora 3-1Vendas Novas-Estrela Amadora B 0-4Barreirense-Serpa 1-1Fabril-Lagoa 2-3Moncarapachense-Sintrense 1-1Comércio Indústria-Louletano 0-1Lusitano Évora-Moura 5-0

 

Classificação

1.º Louletano 92.º Lusitano de Évora 73.º Sintrense 74.º Amora 45.º Estrela Amadora B 46.º Moncarapachense 47.º Serpa 48.º Operário 39.º Comércio Indústria 310.º Lagoa 311.º Moura 312.º Fabril 113.º Barreirense 114.º Vendas Novas 0

 

Próxima jornada (15/9): Moura-Operário; Sintrense-Comércio Indústria; Lagoa--Vendas Novas; Estrela Amadora B-Moncarapachense; Amora-Fabril; Serpa--Lusitano de Évora; Louletano-Barreirense. 

Comentários