O almodovarense Henrique Casimiro, de 38 anos, ciclista da Efapel Cycling, 27.º classificado na geral da 85.ª Volta a Portugal em Bicicleta, a 31’29s do vencedor, o russo Artem Nych (Sabgal Anicolor), aproveitou o dia de descanso (na Guarda), naquela que é a mais importante prova velocipédica nacional, para anunciar o final da sua carreira desportiva.
Texto | Firmino PaixãoFoto | João Almeida (Podium)
Fê-lo através das redes sociais, onde o ciclista que terminou a Volta a Portugal, em 2023, na sexta posição, deixou esta mensagem: “Quero comunicar a todos a minha despedida do ciclismo profissional, decisão que estava tomada anteriormente e nenhum resultado, de qualquer prova, a faria reverter”.
Adiantando ainda: “Termino assim a minha longa carreira com a certeza de que é o momento certo, pois sempre mantive claro que queria terminar sentindo-me competitivo e útil. Mas nunca imaginei que o sonho daquele menino de 10 anos de ser ciclista se transformasse em 28 anos de dedicação plena a este desporto que tanto adoro, 16 dos quais como ciclista profissional, um sonho que, com persistência e trabalho, se tornou uma realidade magnífica”.
Henrique Casimiro prosseguiu dirigindo-se aos clubes cujas camisolas vestiu: “Quero agradecer a todas as equipas que representei desde criança, sem exceção, pois, de uma forma ou de outra, todas elas e as pessoas que as formaram me acrescentaram algo e me deram grandes lições de vida. Obrigado por tudo!”.
Deixando perceber alguma emoção, o corredor alentejano agradeceu também à esposa e aos filhos e não esqueceu as manifestações que recebeu ao longo de uma carreira tão longa no ciclismo. “Não tenho palavras para descrever o carinho que senti e continuo a sentir ao longo destes anos e foi, sem dúvida, contribuição importante para enfrentar cada época com a mesma ambição, inclusive, esta, sabendo que seria a última, mas trabalhando como se fosse a primeira. O meu corpo não respondeu da mesma forma, mas não procuro explicações, apenas procuro disfrutar de cada quilómetro nesta reta final da minha carreira”.