O Campeonato do Mundo de Veteranos, em ténis de mesa, realizou-se no último mês de julho, em Roma (Itália), e contou com a presença dos atletas Carlos Nunes e António Bentes, mesa-tenistas do Luso União Serpense.
Texto Firmino PaixãoFoto José Bentes (ITTF)
A competição teve uma participação recorde de 6100 atletas. A comitiva portuguesa foi composta por 40 atletas masculinos e oito femininos e teve um comportamento meritório, tendo o seu jogador mais cotado, o olímpico João Pedro Monteiro, conseguido, com inegável brilhantismo, o título de campeão do mundo, na classe dos 40 aos 44 anos. No que respeita aos dois atletas serpenses, tanto António Bentes, na classe dos 65 aos 69 anos, como Carlos Nunes, na classe dos 45 aos 49 anos, tiveram uma prestação bastante positiva.
António Bentes, só com vitórias na fase de grupos, classificou-se para o mapa final de 512 jogadores, tendo obtido o 129.⁰ lugar geral. Também Carlos Nunes ficou apurado para o mapa final, desta vez de 256 atletas, em resultado do 2.⁰ lugar conseguido na fase de grupos, tendo também obtido o 129.⁰ lugar no seu escalão. Na prova de pares, António Bentes e Carlos Nunes participaram no escalão dos 45 aos 49 anos, num grupo extremamente difícil, tendo obtido o 3.⁰ lugar. No último dia em que competiram, conseguiram o 17.⁰ lugar no campeonato consolação.
Fase final dos nacionais O Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia recebeu, nos dias 25 e 26 de maio último, as fases finais nacionais dos Campeonatos da Divisão de Honra e 2.ª Divisão Nacional.
Para a Divisão de Honra, o Luso Serpense fez-se representar enquanto primeiro classificado da zona Sul. Das sete equipas apuradas (continente e Madeira), a equipa serpense classificou-se em 4.⁰ lugar. Subiram à divisão principal as duas equipas do Norte, o Arrabães, de Vila Real, e o Novelense, de Penafiel.
Já a Casa do Povo de Serpa, primeira classificada da zona Sul da 2.ª Divisão Nacional, com a subida à Divisão de Honra já assegurada, participou na fase final, com a obtenção do título de vice-campeã nacional, tendo apenas sido superada pelo Valbom, que se sagrou campeão nacional.
Entretanto, a equipa B do Luso Serpense, terceira classificada na fase de acesso nacional, irá participar na próxima época desportiva na 2.ª Divisão Nacional, devido à desistência do CTM Lagos. Já o Luso Serpense A e a Casa do Povo de Serpa, na época 2024/2025, competirão na Divisão de Honra.