Diário do Alentejo

A etapa rainha ligará, hoje, Monforte a Castelo de Vide

23 de março 2024 - 11:00
41.ª Volta ao Alentejo em Bicicleta “Crédito Agrícola”
Fotos | Firmino PaixãoFotos | Firmino Paixão

O português Iúri Leitão, corredor da formação espanhola Caja Rural/Seguros RGA é o novo camisola amarela da 41.ª Volta ao Alentejo “Crédito Agrícola”, sucedendo ao seu companheiro de equipa, o uruguaio Thomas Silva.

 

Texto | Firmino Paixão

 

A cerimónia de investidura da camisola amarela ao novo líder da geral individual decorreu na praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, após o pelotão ter completado os 168,4 quilómetros de uma etapa que se iniciou em Mourão.

 

Mas a “passerelle” de multinacionalidades em que esta edição da “Alentejana” se tem revelado, continua a ser uma realidade, porquanto a vitória nesta terceira etapa, primeira da temporada, coube ao ciclista checo Daniel Babor, também da Caja Rural/Seguros RGA, formação orientada por Fernández Reviejo, cuja supremacia, em termos individuais e colectivos, tem sido evidente, e só interrompida pelo triunfo do venezuelano Leangel Linarez, na tirada que se concluiu em Grândola.

 

Multimédia0

A etapa que se iniciou no seio da grande bacia hidrográfica do Alqueva teve uma história em tudo semelhante à anterior, com sucessivos ataques a partir do quilómetro 18, até se formar um quinteto que, na primeira passagem por Reguengos de Monsaraz ainda seguia isolado, mas já com a vantagem a encurtar, adivinhando-se uma nova chegada ao sprinte, como aliás, se veio a suceder.

 

Daniel Babor cortou a meta na primeira posição, seguido do colega de equipa Iúri Leitão que, beneficiando da bonificação atribuída ao segundo classificado, conquistou a camisola amarela ao seu companheiro de equipa Thomas Silva, agora na segunda posição, com o mesmo tempo do velocista português, vencedor da medalha de ouro nos campeonatos do mundo de pista, em 2023, em Glasgow.

 

Multimédia1

 

A quarta etapa, considerada a tirada decisiva desta, “Alentejana”, como, de resto tem acontecido em anos anteriores, sairá hoje, sábado,  de Monforte (às 11:30horas), com meta final em Castelo de Vide (chegada prevista para as 15:30horas), num percurso com 147,7 quilómetros que levará o pelotão a visitar Vaiamonte, Assumar, Arronches (meta volante), Portalegre (meta volante), embrenhando-se de seguida no sobe e desce da Serra de São Mamede, onde enfrentará seis contagens para o prémio de montanha, uma delas de segunda categoria, no mítico “Cabeço do Mouro”, antes de rumar a Castelo de Vide. Após três etapas onde os velocistas tiveram a oportunidade de se assumirem, eis que surge uma tirada à medida dos trepadores ou, quem sabe para os ciclistas completos.

 

Scott Macgill, americano da Echelon mantém-se no terceiro posto, e Rafael Reis (Sabgal/Anicolor) é agora o quarto, ambos a oito segundos do líder.

 

 

Multimédia2

Os portadores das diferentes camisolas para a quarta e penúltima etapa, entre Monforte e Castelo de Vide, são os seguintes ciclistas:

  • Camisola Amarela “Crédito Agrícola” Geral Individual: Iúri Leitão (Caja Rural/Seguros RGA;
  • Camisola Verde “Delta Cafés” Classificação por Pontos: Iúri Leitão (Caja Rural/Seguros RGA);
  • Camisola Azul “Correio da Manhã” Prémio de Montanha: Francisco Guerreiro (Kelly Simoldes/UDO);
  • Camisola Branca “Turismo do Alentejo” Geral da Juventude: João Martins (Rádio Popular/Paredes/Boavista).
Comentários