Diário do Alentejo

Corrida “Viana-a-par-de-Alvito” celebra a restauração dos dois concelhos

25 de dezembro 2022 - 09:30
Uma corrida com história
Foto | DRFoto | DR

A 4.ª edição da prova desportiva “Viana-a-par-de-Alvito” vai realizar-se no dia 15 de janeiro de 2023. Trata-se de uma prova de estrada com a extensão de 12 quilómetros que, nesta edição, partirá de Viana do Alentejo, passando por Vila Nova da Baronia, e terá meta final em Alvito.

 

Texto Firmino Paixão

 

O protocolo de cooperação entre as diferentes entidades envolvidas na organização foi recentemente assinado no salão nobre do município de Alvito, com a presença de José Manuel Efigénio e Nuno Miguel Azougado, presidente e vice-presidente do município local, Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, mas também os presidentes das juntas de freguesa de Alvito, Dinis Pinto, de Vila Nova da Baronia, Agostinho Mira, e de Viana do Alentejo, Vasco Fialho. Jorge Aniceto, presidente do conselho técnico da Associação de Atletismo de Beja (AABeja), também testemunhou a assinatura do documento, que prevê a reposição de uma prova desportiva já realizada nos anos de 2018, 2019 e 2020.

 

A corrida “Viana-a-par-de-Alvito”, como se lê no referido protocolo, foi criada com a intenção de assinalar as comemorações da restauração dos dois concelhos, que ocorrem, anualmente, no dia 13 de janeiro. O mesmo documento refere que, aquando da atribuição da carta foral ao então povoamento medieval, o que aconteceu no início do século XIV, a vila terá recebido a menção de “Viana-a-par-de-Alvito”, como forma de a diferenciar da já existente Viana do Castelo (Minho).

 

A iniciativa, a que a organização quer dar um caráter mais fluido, terá partida de Viana do Alentejo e chegada a Alvito nos anos ímpares, saída de Alvito e meta em Viana, nos anos pares, sempre com passagem pela freguesia de Vila Nova da Baronia.

 

A par da prova de estrada, realizam-se também corridas para os escalões mais jovens, sempre na localidade onde o evento se inicia e, nesta 4.ª edição, com início marcado para as 10:00 horas, terá também como novidade a realização de uma caminhada, de 7,5 quilómetros, entre Vila Nova da Baronia e Alvito.

 

Sublinha-se também o rápido crescimento de participação de uma prova que na edição inaugural contou com 86 atletas na prova de estrada (juniores seniores e veteranos), na 2.ª edição 106 e, na 3.ª, a presença de concorrentes já se elevou para 212.

 

O presidente do município de Alvito, José Manuel Efigénio começou por assumir ser um orgulho poderem “dar continuidade ao que já foi feito no passado pelas duas câmaras municipais, apesar de ter acontecido com executivos anteriores e diferentes”, relembrando que estão a “dar continuidade a uma competição que, na próxima edição, terá início em Viana do Alentejo, passará por Vila Nova da Baronia, terminando em Alvito. A edição seguinte será um circuito exactamente ao contrário”.

 

Depois vieram as palavras de reconhecimento. “Deixo um agradecimento, muito grande, ao empenho das juntas de freguesia de Alvito, de Vila Nova da Baronia e de Viana do Alentejo, que têm contributo de forma muito determinante para esta organização, um apoio sem o qual, aliás, não seria possível concretizar esta iniciativa, e isso deixa-nos muito contentes”.

 

Ao seu lado, o autarca de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, completou a ideia, afirmando que: "Não temos dúvidas, absolutamente nenhumas, que uma prova destas já merece algum destaque”. E insistiu na importância da sua reposição no calendário.

 

“Esta será 4.ª edição de uma prova que foi interrompida por dois anos, tal e qual como todas as outras iniciativas, devido à pandemia, mas que teve a força e a vontade de algumas pessoas que quiseram resistir e, por isso, é que nós estamos aqui hoje a dar início a todo esse processo”.

 

Comentou ainda que: “Esta é uma prova, na minha opinião, com uma importância muito grande, pela aproximação que promove entre os concelhos vizinhos, pois, muitas vezes, temos tendência em fazer coisas com outras entidades mais longínquas e os vizinhos ficam um pouco pela base da amizade e dos conhecimentos, mas não se fazem coisas em conjunto”.  E concluiu, afirmando que: “Estamos a falar de dois concelhos diferentes, um do Alto, outro do Baixo Alentejo, mas com ligações fortes e, posso dizer, com todo o à vontade, com ligações fortes até de amizade, portanto, é muito importante que estas iniciativas se realizem”.

 

Jorge Aniceto, director técnico da AABeja, que, em conjunto com a sua congénere de Évora, respondem pela organização técnica da competição, confessou que as associações estão no terreno, pelas pessoas e pelo desporto, mostrando toda a disponibilidade de colaboração com todo e qualquer município, considerando que “esta é uma prova importante, porque abrange dois concelhos de dois distritos e, não menos importante, o facto de termos visto a prova crescer e também por ouvirmos as referências que as pessoas fazem sobre ela. Temos testemunhado, não só o crescimento da prova, como também o facto de ela ter começado já a trazer atletas de fora, algo que tem um retorno apreciável, porque o objetivo é que os atletas locais desfrutem, mas que venham, também, atletas de outras regiões, porque é assim que se promove o crescimento e a valorização desta competição. E esta união de todos os poderes só pode conduzir ao sucesso da corrida ‘Viana-a-par-de-Alvito’”, concluiu.

Comentários