Diário do Alentejo

O Sport Lisboa e Benfica conquistou, em Serpa, a Supertaça de Andebol

16 de setembro 2022 - 12:00
Um super Hernández
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

O Benfica conquistou, pela sétima vez, a Supertaça de Andebol, numa empolgante final contra o Sporting, com o guardião espanhol Sergey Hernández a revelar-se a figura central de um jogo que deixou ao rubro as bancadas repletas do Pavilhão Carlos Pinhão, na cidade de Serpa.

 

Texto Firmino Paixão

 

Sergey Hernández Ferrer, o guardião nascido, há 27 anos, na cidade russa de Kropotkin, naturalizado espanhol, foi a grande figura da final da Supertaça de Andebol 2022/2023, cuja fase derradeira decorreu no Pavilhão Municipal Carlos Pinhão, na cidade de Serpa, com organização partilhada da Federação de Andebol de Portugal e da Câmara Municipal de Serpa.

 

O guarda-redes que o Benfica contratou, na época 2020/2021, ao Logroño (Espanha), foi determinante para que aquele, nos momentos finais da partida com o Sporting, conseguisse chegar ao triunfo.

 

A equipa leonina, que não entrou muito bem no jogo, permitiu que os encarnados ganhassem uma distância de nove golos, desnível que, em 15 minutos, anularam, chegando ao termo do tempo regulamentar empatados, tal como aconteceu no final do primeiro prolongamento de 10 minutos.

 

No segundo prolongamento e, sublinhe-se, mercê da grande exibição de Hernández, o Benfica conseguiu distanciar-se no marcador e erguer a Supertaça.

 

Já na meia-final, frente ao Porto, no dia anterior, os benfiquistas foram obrigados a dois prolongamentos para antecipar o regresso dos portistas à sua invicta cidade, enquanto o Belenenses resistiu ao Sporting durante a primeira parte do jogo, claudicando no segundo período de 30 minutos.

 

O espanhol Chema Rodríguez, técnico dos encarnados, reconheceu que “tivemos que sofrer para conquistar este troféu mas esta é a prova do grande espírito de sacrifício da minha equipa”.

 

Ricardo Costa, treinador do Sporting, pai dos melhores marcadores da equipa (Francisco e Martin Costa) assumiu que esta final “foi uma grande promoção da modalidade” admitindo que “a primeira parte não nos correu bem, deixámos o Benfica adiantar-se mas, pelo que fizemos depois, estou orgulhoso dos meus jogadores”.

 

Nos bastidores da competição, o “Diário do Alentejo” ouviu o presidente da Federação de Andebol de Portugal, Luís Miguel Laranjeiro, justificar a realização da Supertaça no Alentejo, fazendo notar que “a nossa missão é sempre tentar levar aquelas que são as competições organizadas pela Federação de Andebol de Portugal a cada território do nosso país.

 

Temos que ter a noção de que devemos promover eventos culturais, ou desportivos, em cada território de Portugal, porque o país é pequeno”.

 

O dirigente prosseguiu dizendo: “Eu também não nasci na capital e percebo bem isso. É muito importante que as crianças e o jovens tenham todas o mesmo direito de ver praticar a modalidade de andebol, independentemente da terra onde nasçam ou onde vivam”.

 

E lembrou: “O andebol é uma modalidade espetacular, e é para todos, e para que a modalidade cresça é preciso que aconteçam espetáculos como este, porque tivemos aqui em Serpa um fim de semana espetacular, uma jornada excecional de promoção da modalidade, com as bancadas cheias de adeptos muito entusiastas”.

 

O dirigente nacional deixou ainda outra nota para “agradecer ao município de Serpa, na pessoa do seu presidente e do vice-presidente, porque toda a equipa da autarquia foi excecional no acolhimento deste evento e, desde que iniciámos esta caminhada, que hoje aqui se concluiu, foram sempre excecionais, portanto, levamos daqui uma imagem, e um sentimento, de grande reconhecimento, porque, quando se conseguem unir as vontades, conseguem-se sempre grandes eventos”.

 

Uma jornada desportiva com uma importância muito relevante, assinalou João Efigénio Palma, presidente do município de Serpa, comentado que “foi uma jornada extraordinária de desporto, uma competição que empolgou as pessoas que, nos dois dias, encheram este pavilhão”.

 

E sublinhou: “Foi um grande prémio para o trabalho que tem sido feito neste concelho, na área do andebol, há cerca de 40 anos, um prémio para o Centro de Cultura Popular, que tem dinamizado esta modalidade, um tributo também ao trabalho que o município tem feito a apoiar o desporto e – assinalou – são estes momentos que justificam aquilo que nós fazemos. São momentos importantes para se perceber que nós, aqui no interior, conseguimos realizar as mesmas coisas que se fazem nas grandes cidades. E estas pessoas, as nossas gentes, têm o mesmo direito. O senhor presidente da Federação de Andebol de Portugal até costuma dizer que a distância daqui a Lisboa é a mesma de Lisboa aqui, ou a qualquer outro ponto do país, e isto foi muito importante para galvanizar os nossos jovens, para os trazer para o desporto, para motivar as nossas equipas e também é merecido por toda a nossa população” concluiu o autarca.

 

 

Final Supertaça Andebol 2022/2023Pavilhão Municipal Carlos Pinhão, em SerpaSporting 43-45 Benfica

 

Sporting

Leonel MacielNatan Diaz (4)Salvador (4)Francisco Costa (10)Josep Ortiz (3)Francisco Tavares (5)Jonas TidemandManuel GasparMartim Costa (11)Edney Oliveira (1)Carlos Pasarin (1)Mamadu Cissokho (1)Etienne Mocquais (1)Patryk Walczak (1)Edmilson Araújo (1)Jens Schongarth

Treinador: Ricardo Costa

Benfica

Sergey HernándezPaulo Moreno (2)Adam Juhasz (9)Demis Grigoras (2)Leandro Semedo (1)Ole Rahmel (9)Alexis Borges (3)Gustavo CapdevilleCarlos MartinsJonas Kallman (5)Ander IzquierdoBelone Moreira (5)Fred Bingo (2)José SilvaPetar Djordjic (7)Vladimir Vranjes

Treinador: Chema Rodriguez

 

Marcador: Ao intervalo 9-15, aos 60’ 32-32, aos 70’ 38-38, aos 80’ 43-45.Árbitros: Duarte Santos e Ricardo Fonseca

 

 

RESULTADOS SUPERTAÇA ANDEBOL 2022/2023 | MEIAS FINAISBenfica-Porto 37-36 (ap)Belenenses-Sporting, 24-38

 

RESULTADOS SUPERTAÇA ANDEBOL 2022/2023 | FINALSporting-Benfica, 43-45 (ap)

Comentários