Diário do Alentejo

A Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve cresce e valoriza-se

30 de julho 2022 - 12:00
Um notável crescimento!
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

A 6.ª Gala da AVAL, Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve, premiou os atletas, os árbitros e os clubes que mais se distinguiram durante a última época desportiva. A modalidade continua em franco crescimento. Foram também distinguidos os municípios amigos da modalidade.

 

Texto Firmino Paixão

 

Com o objetivo de homenagear a família do voleibol, enquanto tributo à sua ação no crescimento e valorização da AVAL, esta realizou a 6.ª edição da Gala do Voleibol, evento que teve lugar nos jardins da Basílica de Castro Verde e que contou com a presença de inúmeros clubes, atletas, dirigentes e árbitros da modalidade, além de representantes de diferentes entidades, como o diretor regional do Algarve do Instituto Português da Juventude e Desporto, Custódio Moreno, o presidente da Anavolei, Diogo Geraldes, o presidente da União de Freguesias de Castro Verde e Casével, António José Paulino, o chefe de divisão de Educação e Cultura do município de Castro Verde, André Alves, entre outros autarcas de diferentes localidades da região.

 

A presidente da AVAL, Cristina Vasconcelos Teixeira, abriu o certame salientando todo o trabalho desenvolvido em prol da modalidade e destacando que “após dois anos de pandemia, que nos limitaram em muitos aspetos e, inclusive, impossibilitou a realização de duas galas, estamos de regresso e, muito orgulhosos de todo o trabalho que se tem desenvolvido”.

 

A dirigente sublinhou o enorme crescimento que a associação tem registado, lembrando que “com o empenho, vontade e dedicação de toda a gente, temos conseguido chegar a todos quantos, neste momento, querem praticar voleibol”. A seguir, fez questão de identificar alguns aspetos relevantes desse bem-sucedido desempenho da entidade a que preside, e que aqui se enumeram: o circuito de minivoleibol que, neste momento, é uma competição estável, com mais de 100 atletas em todas as etapas; os campeonatos indoor, onde a AVAL tem, praticamente, todos os escalões com competição e com campeonatos regionais oficiais; o retorno das seleções regionais e a afirmação de que, num futuro próximo, a AVAL tem como objectivo formar uma selecção masculina. Neste momento, a AVAL apresenta o maior circuito de “Kinder Cup” e “Gira Vólei” do país, com uma média de 300 atletas por etapa no “Kinder Cup” e tem 150 atletas no “Gira Praia”. A AVAL é a associação com mais centros de “Gira Vólei” e mais atletas, desta especialidade, inscritos na Federação Portuguesa de Voleibol, com aproximadamente 3500 atletas.

 

Cristina Teixeira assumiu também que “o ‘Gira Vólei’ tem sido a base de crescimento da AVAL e continuará a ser um projeto fundamental no desenvolvimento do voleibol, a sul”. Mas tudo isto tem contrapartidas, lembrou, afirmando que “todo este trabalho tem trazido frutos, apresentando vários títulos nacionais nas atividades em que estamos representados, quer pelos clubes, quer pelas escolas, e, no indoor, os nossos clubes já começam a ter algum peso na representação da região em campeonatos nacionais. Muito desse sucesso está, também, relacionado com o enorme esforço que a AVAL tem desenvolvido na formação de treinadores e árbitros, fundamental na melhoria da qualidade do treino e na competição”.

 

E é por tudo isto que “esta 6.ª Gala Voleibol AVAL 2022 pretendeu homenagear os atletas que se distinguiram, bem como os clubes, escolas e árbitros que participaram nas competições dinamizadas durante este ano, e também aqueles que, de outro modo, foram fundamentais no apoio à AVAL”.

 

A líder da Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve deixou também a promessa de que esta continuará a apostar na oferta desportiva, através de mais e melhor desporto, para mais cidadãos, sempre em parceria ativa com as autarquias e clubes e a formar nas escolas, garantindo igualdade de acesso às atividades desportivas, sem qualquer tipo de discriminação.

 

Uma boa razão para Cristina Teixeira, no final do evento, confessar a sua felicidade. “Estou, obviamente, muito feliz, porque acho que tivemos aqui todos aqueles que gostam do voleibol e, podermos homenageá-los, passados dois anos de pandemia, em que, infelizmente, não nos pudemos juntar, acho que isto foi o culminar de um época em grande e estamos todos muito felizes por isso”, mas, considerou ainda que “nesta grande família do voleibol ao sul do país, estamos todos de parabéns e vermos uma casa cheia com tanta alegria e tanto entusiasmo, não só nesta 6.ª Gala, como no passado fim de semana em que encerrámos a época com uma etapa do Gira Praia em Castro Verde, acho que é muito importante para o crescimento do voleibol no sul do país, que é, afinal, isso que pretendemos e pelo qual trabalhamos”.

 

Contudo, e porque a ambição é enorme e o sonho não tem limites, Cristina Teixeira deixou claro que “a AVAL tem permanentemente objetivos a atingir e nós queremos continuar a ser a segunda maior associação do país ou até, um dia, não se sabe, se não conseguiremos ser mesmo a maior do país. Mas isso deve-se realmente ao bom trabalho que temos vindo a fazer, o Ruben e a Telma, os nossos técnicos, são incansáveis e têm feito tudo pela AVAL, com uma entrega enorme e, sem eles, isto não seria possível. Com esta equipa de trabalho podemos chegar muito longe, estou muito confiante disso”.

 

Por tudo isto e a concluir, a dirigente agradeceu a todas as câmaras municipais e juntas de freguesia “pelo investimento que têm realizado em prol do voleibol, agradecer à Federação Portuguesa de Voleibol o apoio que nos tem dado, agradecer a todas as entidades e parceiros que tem colaborado com as atividades da AVAL”.

 

Usaram ainda da palavra André Alves e Custódio Moreno, ambos convergindo na opinião de que o trabalho da AVAL tem sido eficaz, meritório, e um grande contributo para o desenvolvimento do desporto e desta modalidade, em particular, no sul do país.

 

Comentários