Diário do Alentejo

Futsal da Baronia vence tudo o que havia para vencer

20 de maio 2022 - 11:10
Grupo Desportivo e Cultural de Baronia é campeão distrital, vencedor da Taça Alentejo e da Taça Distrito de Beja
Foto | Grupo Desportivo e Cultural de Baronia - FutsalFoto | Grupo Desportivo e Cultural de Baronia - Futsal

Texto  Firmino Paixão

Uma época de sonho para o Grupo Desportivo e Cultural de Baronia. E se mais houvesse para conquistar, certamente que o conseguiria. Um sucesso mais valorizado por estar alicerçado nos escalões de formação.

 

A equipa de Miguel Carvalho venceu a final da Taça Distrito de Beja, em Futsal, no escalão de seniores masculinos, partida disputada no Pavilhão Municipal de Vidigueira, em que teve como opositora a Associação de Jovens de Brinches, equipa que nas meias-finais tinha cometido a proeza de eliminar o Núcleo Sportinguista de Moura, no seu próprio reduto. Foi uma final bem disputada, valorizada pela forma como os jovens de Brinches se entregaram ao jogo, contrariando aquele que era o natural favoritismo dos campeões em título. O Baronia começou a construir o triunfo a meio da 1.ª parte, fez um segundo golo à beira do intervalo mas, no 2.º tempo, o Brinches quis equilibrar o jogo e ainda reduziu para 1-2, fazendo tremer o seu opositor que só ‘matou’ a partida nos seus instantes finais.

 

Miguel Carvalho, técnico do Baronia, disse ao “Diário do Alentejo” que “conseguimos fazer o pleno, no início da época, se calhar, não ambicionávamos tanto. A equipa é muito jovem e metade do plantel ainda são juniores, mas talvez pela força, pela união do grupo, porque a grande maioria dos jogadores é do concelho e são jovens oriundos da nossa formação. Acho que nos jogos decisivos levaram as coisas muito a sério, com muita atitude, muito entrega, factores que contribuíram decididamente para o sucesso da época e para a justiça dos títulos conquistados”.

 

À pergunta se são a melhor equipa do Alentejo, Miguel Carvalho respondeu: “Se avaliarmos essa questão pelos troféus conquistados, teremos que o reconhecer, mas, melhor do que isso, foi a presença aqui, hoje, de mais de 30 miúdos da nossa formação a apoiar esta equipa. O nosso foco está aí, todos deviam seguir o nosso exemplo para que o futsal se valorize neste distrito”, concluiu.

 

O técnico da AJ Brinches, Pedro Ventura confirmou que a presença nesta final foi um merecido prémio para os seus jogadores e reconheceu que “ é muito complicado jogar contra equipas como o Baronia e o NS Moura, que já têm um nível superior ao nosso. Nós estamos a competir apenas há três épocas, no ano passado tivemos pouca competição, este ano as coisas correram melhor e a equipa realmente evoluiu bastante, mas hoje acho que dificultámos ao máximo o triunfo do Baronia. Precisamos de limar umas arestas e, daqui para a frente, penso que as coisas irão correr melhor, porque vamos manter este projecto no futsal, reforçar o plantel com mais alguns jogadores de qualidade, poi queremos dar o nosso contributo ao desenvolvimento do futsal no nosso distrito”.

Comentários