Diário do Alentejo

Grupo KTM faz promessa de criar equipa de competição

16 de fevereiro 2022 - 11:25
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

O ‘Passeio TT EasyMotos’, com passagem pela Ermida de Nossa Senhora de Aracelis, e uma demonstração de ‘Trial’ pelo consagrado piloto Gonçalo Reis (GasGas) foram pontos altos do evento de apresentação da nova concessão ‘Ktm/Husqvarna/GasGas’, na cidade de Beja, a ‘EasyMotos’, que já promete a criação de uma equipa de competição.

 

Texto Firmino Paixão

 

“Temos aqui um grande piloto, o jovem Bruno Charrua, que esteve parado algum tempo, e então, fizemos um acordo com a ‘Jetmar’ para ele competir em algumas provas de enduro e na maior parte do nacional de todo-o-terreno, com uma moto GasGas, 3,5 4 Tempos”, anunciou o empresário Daniel Mestre, novo concessionário das motos do Grupo KTM, garantindo, para breve, a criação de uma equipa de competição que represente a ‘EasyMotos’, o novo polo empresarial que, no último fim de semana, inaugurou as suas instalações em Beja. Outra novidade é uma clara aposta em todo-o-terreno. “Nunca houve em Beja um Passeio Moto TT. O segmento do todo-o-terreno está em franco crescimento, por isso, achámos que seria interessante assinalar a inauguração das nossas instalações com este tipo de evento. Contámos com cerca de quarenta motos, de amigos, e tentaremos repeti-lo todos os anos na mesma data”, assegurou Daniel Mestre. Justificou ainda a passagem pela Ermida de Nossa Senhora de Aracelis por “ter um significado especial, porque a nossa família é originária de Vale de Açor, no concelho de Mértola e foi um bocado propositado passarmos pelo local das nossas origens, pelo local onde temos as nossas raízes”. Local de ancestrais peregrinações de fé cristã, a ermida ergueu-se em finais do século XVI e tem a singularidade de pertencer a dois concelhos vizinhos: a ermida propriamente dita na freguesia de São Marcos da Atabueira (concelho de Castro Verde) e o adro na freguesia de Alcaria Ruiva (concelho de Mértola).

 

O empresário, que já opera em Beja como importador de pneus, justificou este novo investimento dizendo que apostaram na “ diversificação e valorização do nosso segmento de todo-o-terreno. Começámos com a Moto 4, abrindo a representação da CF Motos e da Canam, posteriormente, veio também a subagência da Canam, através da Benimoto e, no ano passado, surgiu a hipótese de ficarmos com as três marcas do Grupo KTM (Ktm, Husqvarna e GasGas). É uma ligação que a marca tinha à importação que nós temos, que é a Maxxis, ou seja, grande parte das marcas das motos ‘off-road’ saem da origem com os pneus Maxxis e esta é a continuação da ligação fabricante/fabricante, importador/importador, ou seja, fabricante Ktm/fabricante pneus Maxxis e importador de pneus Maxxis, que é a ‘Easy Pneus’, com a distribuidora em Portugal da Ktm, que é a ‘JetMar”.

 

Afastando a ideia de se tratar da concretização de um sonho, antes uma oportunidade empresarial, Daniel Mestre adiantou que “não foi nada programado, surgiu através da nossa ligação ao campeonato nacional de enduro, onde estamos já há três anos e surgiu a hipótese de patrocinarmos vários pilotos, nomeadamente a Joana Gonçalves (tricampeã nacional), o Gonçalo Reis, que foi campeão mundial este ano na categoria Open 3Tempos, o Daniel Jordão, o Tomás Clemente, pilotos nossos Maxxis, que andam nas motos do Grupo JetMar, ou seja, Ktm, Husqvarna e GasGas”.

 

Quanto aos objetivos, naturalmente ambiciosos e perfeitamente identificados, admitiu que “o objetivo principal foi colmatar uma lacuna que tínhamos identificado no nosso distrito, que era a inexistência de um grande centro de motos em que houvesse possibilidade de escolha de equipamentos, de peças, da parte mecânica e personalização das motos. A nossa visão, um pouco através do Grupo Ktm, é proporcionar ao cliente uma diversidade de escolha, tanto em acessórios, como em roupa, um centro em que a pessoa possa chegar aqui e disponha de uma diversidade de fatos, de botas, de capacetes, peças, porque também temos uma equipa muito boa de mecânicos, pessoas experientes e bastante competentes”.

 

Ao longo dos dois dias, foram muitas as pessoas que passaram pelas novas instalações, observando aquilo que passou a ser uma completa gama de motos do terceiro construtor mundial, com as três marcas que representa e um variadíssimo leque de opções, como assinalou Daniel Mestre. “Temos opções ‘off-road’ e ‘on-road’, motos de trial, de enduro, de motocrosse de pista, de ‘adventure’, ou seja, dentro do mesmo grupo, conseguimos ter quase todos os segmentos das duas rodas”.

 

No final da sua demonstração de Trial, numa bastante estética ‘GasGas TXT 300 Racing’, Gonçalo Reis, várias vezes campeão nacional e europeu, atual tricampeão mundial de enduro’ na categoria Open 3 Tempos, sublinhou que “o trial, realmente, não é a minha especialidade, apesar de possuir uma moto de trial. Mas é uma disciplina muito exigente. É, se calhar, a variante do motociclismo mais exigente e requer muitas horas de treino”.

 

Gonçalo Reis também fez o Dakar em 2017, com um segundo lugar na classe maratona, e quer voltar lá um dia, mas como navegador, não como piloto. Sobre a moto ‘GasGas’ com que tem vindo a somar vitórias, concorda que a vitória do inglês Sam Sunderland, no Dakar 2022 (Motos), será um grande impulso para a maior projeção da marca que, antes de ser adquirida pela KTM, era produzida na Catalunha.

Comentários