Diário do Alentejo

Moura perde com Louletano e “cai” para os regionais

12 de março 2021 - 10:00

Um desfecho que estava há algum tempo anunciado e que, a três jornadas do final da prova, se tornou oficial. O Moura Atlético Clube voltará aos distritais, escalão de onde tinha saído na época anterior.

 

Texto Firmino Paixão

 

Uma permanência muito curta no patamar nacional. O Moura Atlético Clube era o líder destacado (10 pontos de avanço) do Campeonato Distrital da I Divisão na época 2019/2020, quando, a sete jornadas do final, a prova foi suspensa, e, por via dessa liderança, foi indicado para competir, esta temporada, no Campeonato de Portugal. A época em curso nasceu torta e nunca se endireitou.

 

A primeira escolha para a liderança técnica da equipa que no distrital foi conduzida por João Portela, recaiu em Pedro Duarte, treinador que saiu antes mesmo da competição se iniciar, sucedendo-lhe Bruno Ribeiro, técnico que já tinha passado pelo clube nas épocas de 2013 a 2015. Dois surtos de covid-19 fragilizaram uma equipa que esteve cerca de um mês em quarentena e que nunca mais chegou a tornar-se num coletivo capaz de enfrentar as exigências do campeonato.

 

Prova disso é o facto de, até ao momento, não ter ganho qualquer jogo. Contabiliza apenas quatro pontos, um empate em casa com o Juventude de Évora, outro em Olhão, um terceiro em Moncarapacho e o último no recinto do Esperança de Lagos. A três jornadas do final da prova, porque na última quarta-feira acertou o calendário, recebendo o Lusitano de Évora, os mourenses têm ainda em aberto a possibilidade de conquistarem nove pontos, mas os primeiros adversários acima da zona de despromoção, Esperança de Lagos, Pinhalnovense e Juventude de Évora, já têm uma vantagem superior sobre o conjunto orientado por Bruno Ribeiro.

 

O próximo adversário vem de Olhão, equipa que ocupa o terceiro posto da tabela. A ronda seguinte levará os mourenses ao municipal de Aljustrel e a odisseia terminará no seu próprio reduto, defrontando Pinhalnovense.

 

Sob idêntico espetro de despromoção ao escalão regional está o Mineiro Aljustrelense. Mesmo com a matemática a desmentir esta premonição, perdoem-nos a ousadia, não se auguram resultados que possam corresponder aos anseios de permanência dos tricolores neste patamar do futebol nacional. O Mineiro foi goleado no Campo da Medideira, em Amora, por cinco bolas a zero, vai receber, neste domingo, a formação do Louletano e jogará, também em casa, com o Moura, em partida marcada para o início de abril, fechando o campeonato no Estádio do Bonfim frente ao atual líder da prova, o Vitória de Setúbal. Não se anteveem facilidades neste percurso, a não ser no dérbi entre os alentejanos, em que os mineiros podem capitalizar algum favoritismo. Na época anterior, a equipa de Aljustrel tinha beneficiado de uma manutenção administrativa, por via da suspensão dos campeonatos, já no início desta crise epidemiológica.

 

Entre as equipas de Évora, o cenário também não é auspicioso. Uma delas ainda corre o risco de descida de divisão, falta saber qual, sobretudo, após esse fantástico triunfo do Juventude (na foto) no terreno do seu rival, provando que nem sempre os recursos financeiros e o maior leque de opções que daí derivam fazem lei dentro do espaço de jogo. Os juventudistas venceram por duas bolas a uma, deixaram a zona de despromoção automática para o Lusitano, local de onde podem ter saído se ganharam, na última quarta feita, em Moura, em jogo disputado já depois do fecho desta edição do “DA”, e agora será o calendário a determinar quem sobrevive neste patamar.

 

O Juventude que, a meio desta semana, jogou em Loulé para recuperar a partida em atraso desde a 11.ª jornada, folgará na próxima ronda, o que por si só é uma contrariedade, depois jogará em Amora e receberá o Louletano. A sobrevivência não será fácil. Os lusitanistas estão em apuros idênticos, com uma reta final que passa por Moncarapacho, pelo Esperança de Lagos (em casa) e por uma viagem ao reduto do Olhanense.

 

Em matéria de jogos em atraso, num campeonato claramente marcado por dificuldades e por alguma irregularidade no desenrolar das jornadas, realce-se que estão por cumprir apenas dois jogos. Um entre o Amora e o Pinhalnovense, que será disputado no dia 21 de março, outro entre o Olhanense e o Esperança de Lagos, marcado para o dia 28 do mesmo mês. O importante é realçar a boa gestão realizada pela Federação Portuguesa de Futebol, naturalmente com o apoio e, em alguns casos, a excelente tolerância dos clubes, permitindo que o campeonato vá atingir as derradeiras três jornadas com as equipas a saber com o que contam para esse troço final da prova.

 

A classificação continua a ser liderada pelo Vitória de Setúbal, emblema que tem dominado esta Série H, seguido do Amora, a seis pontos de distância, e do Olhanense, a 17, sendo que estas duas equipas têm menos um jogo que os sadinos. Prevê-se que a partida do próximo domingo, entre o Vitória e o Amora, seja não só empolgante, como a coroação dos sadinos, que pela primeira vez militaram nesta patamar, como vencedores da sua série, apurando-se diretamente para a ‘poule’ em que será encontrado o campeão nacional.

 

Amora, Olhanense, Louletano e Moncarapachense estão, por ora, também em lugar elegível para se qualificarem para a futura III Liga. Uma nota, também, para a excelente época que o treinador bejense Francisco Agatão tem realizado no comando do Fontinhas (Praia da Vitória) clube que atualmente ocupa o quarto lugar na Série G, em vésperas desse dérbi em que vai defrontar o vizinho Praiense.

 

Campeonato de Portugal Série H (19ª Jornada) Resultados: Amora-Aljustrelense, 5-0; Pinhalnovense-Moncarapachense, 0-1; Lusitano de Évora-Juventude de Évora, 1-2; Moura-Louletano, 1-2; Olhanense-Esperança de Lagos (28/3). Folgou o Vitória de Setúbal.

 

Classificação: 1.º Vitória de Setúbal, 45 pontos; 2.º Amora, 39; 3.º Olhanense, 28; 4.º Louletano, 28; 5.º Moncarapachense, 23; 6.º Juventude de Évora, 19; 7.º Pinhalnovense, 19; 8.º Esperança de Lagos, 19; 9.º Lusitano de Évora, 17; 10.º Aljustrelense, 11; 11.º Moura, 4. Próxima Jornada (14/3): Moura-Olhanense (1-1); Vitória de Setúbal-Amora (2-1); Moncarapachense-Lusitano de Évora (2-1); Aljustrelense-Louletano (0-2); Esperança de Lagos-Pinhalnovense (0-1). Folga o Juventude de Évora.

Comentários