Diário do Alentejo

Campeonato de Portugal entra nas últimas cinco jornadas

26 de fevereiro 2021 - 11:00

O Campeonato de Portugal entra nas últimas cinco jornadas. Três equipas alentejanas, o Juventude Sport Clube, de Évora, o Sport Clube Mineiro Aljustrelense e o Moura Atlético Clube, ocupam lugares em zona de despromoção. A esperança será a última a morrer, mas é tão ténue…

 

Texto Firmino Paixão

 

Tem sido uma época verdadeiramente dramática para alguns clubes. Os riscos em torno da pandemia, algumas equipas com sucessivos casos de infeção, obrigadas a repetidos confinamentos e a demorados processos de recuperação da condição física e psicológica dos seus atletas. E tudo isto numa época especial, numa época de transição para um novo patamar no futebol português, a III Liga, prova a que estão a concorrer os emblemas mais robustos financeiramente, que se reforçaram bem no mercado de inverno, para atacarem este último troço da competição, enquanto os restantes tentam sobreviver num plano, o Campeonato de Portugal, que sofrerá uma evidente desvalorização, passando para quarto patamar do futebol nacional.

 

Uma desvalorização dos clubes, das associações que os tutelam e dos atletas que os representam. Será prematuro enveredarmos por qualquer tipo de futurologia, mas temos a convicção, que não desejávamos possuir, de que, entre as quatro equipas que representam a região alentejana, uma boa parte (duas ou três) regressará aos campeonatos regionais. A esperança é a última coisa a morrer, mas quanto ela é ténue.

 

Antes de pormos a bola em jogo, ficam as novidades das duas alterações nas equipas técnicas dos emblemas da cidade de Évora. João Guerra deixou o Juventude após a derrota caseira, a meio da semana, por 1-4, na recuperação do jogo em atraso (10.ª jornada) com o Amora e foi prontamente substituído por João Apolinário, de 29 anos, ex-coordenador técnico “Dragon Force”, do Futebol Clube do Porto. Para o vizinho Lusitano Ginásio Clube SAD, interinamente orientado por Rafael Carvalho, após a saída de Bizarro, para o Covilhã, chegou o belga, com raízes no Gana, Desmond Ofei, 33 anos, ex-treinador do Lokeren (Bélgica). E aos oito reforços que chegaram ao clube durante o mês de janeiro, a administração da SAD juntou, já este mês, o anglo-jamaicano Tariq Hinds, 20 anos, ex-jogador do Tottenham, que nunca esteve no radar de José Mourinho.

 

Viremos a página, e agora sim, rola a bola. No domingo, teremos, então, a deslocação do Moura ao reduto do Esperança de Lagos, jornada difícil como, este ano, têm sido todas para os mourenses. Os algarvios estão na luta pelos cinco lugares de acesso ao novo escalão profissional e dificilmente abrirão mão de qualquer ponto. Na última ronda, num jogo disputado na tarde da passada segunda-feira, o Moura, que a meio da semana tinha perdido no Pinhal Novo por 2-1, recebeu o Amora, segunda equipa na tabela de pontos, que venceu com toda a naturalidade, por 3-1. O conjunto do concelho do Seixal, recheado de jogadores com experiência em patamares superiores marcou os três golos na primeira parte, o primeiro de grande penalidade, e o Moura só reduziu a cinco minutos do final da partida.

 

No último domingo, o Aljustrelense viajou para o campo do Sport Lisboa e Évora, também o recinto provisório da SAD lusitanista, e empatou sem golos. Uma partida em que os mineiros, que até desperdiçaram uma grande penalidade, encararam o adversário com excelente atitude, deixando boas indicações para o que resta do campeonato. Já se disse que os tricolores vão folgar na próxima jornada, mas ontem receberam o Pinhalnovense, em jogo relativo à 16.ª jornada e, na semana anterior, tinham jogado em casa com o Amora (derrota por 0-1). Na passada quarta-feira também se jogou a partida entre o Esperança de Lagos e o Louletano, em atraso desde a 13.ª ronda do campeonato.

 

O Lusitano de Évora, emblema a quem os mineiros fizeram perder terreno na luta pelo quinto lugar, jogará, na tarde de amanhã, no Estádio do Bonfim, frente ao líder invicto da Série H, o Vitória de Setúbal, naquela que será uma das duas partidas mais importantes da ronda (a outra será o dérbi entre o Moncarapachense e o Olhanense). O Juventude, que não foi feliz em Olhão, na estreia do seu novo técnico, regressa ao Estádio Sanches de Miranda, em Évora, para receber a formação do Pinhalnovense. Uma eventual derrota dos eborenses poderá colocar a manutenção em perigo. O campeonato entrou numa fase decisiva. A única certeza será o triunfo da equipa sadina nesta série, mas para os quatro lugares que qualificam para a III Liga as indecisões ainda persistem, talvez em muito menor grau do que na zona de despromoção.

 

Quanto aos jogos por recuperar de jornadas passadas, temos apenas cinco partidas, todas marcadas para o mês de março, que aí vem chegando, sendo que os clubes com maior número de jogos por realizar são o Amora, o Louletano e o Pinhalnovense, todos com dois jogos, o Esperança de Lagos, o Juventude de Évora, o Lusitano de Évora e o Moura todos com uma partida em atraso, sendo que, no caso do Moura, lhe falta receber o Lusitano, dérbi alentejano previsto para o dia 10 de março, às 15:00 horas.

 

Faltam então cumprir os seguintes prélios, para que o calendário fique atualizado: 15.ª Jornada: Pinhalnovense-Louletano (3/3, 15:00 horas); 12.ª Jornada: Amora-Esperança de Lagos (3/3, 14:00 horas); 11.ª Jornada: Louletano-Juventude de Évora (10/3, 19:00 horas); 13ª Jornada: Moura-Lusitano de Évora (10/3, 15:00 horas); 14.ª Jornada. Amora-Pinhalnovense (21/3, 15:00 horas).

 

Campeonato de Portugal Série H (17.ª Jornada) Resultados: Pinhalnovense-Vitória de Setúbal, 1-4; Esperança de Lagos-Moncarapachense, 3-3; Lusitano de Évora-Aljustrelense, 0-0; Olhanense-Juventude de Évora, 2-0; Moura-Amora, 1-3. Folgou o Louletano.

 

Classificação: 1.º Vitória de Setúbal, 42 pontos; 2.º Amora, 32; 3.º Olhanense, 28; 4.º Louletano, 20; 5.º Esperança de Lagos, 18; 6.º Moncarapachense, 17; 7.º Lusitano de Évora, 17; 8.º Pinhalnovense, 15; 9.º Juventude de Évora, 13; 10.º Aljustrelense, 11; 11.º Moura, 3. Próxima Jornada (28/2): Vitória de Setúbal-Lusitano de Évora (2-1); Moncarapachense-Olhanense (0-1); Esperança de Lagos-Moura (1-0); Juventude de Évora-Pinhalnovense (1-1; Louletano-Amora (0-0). Folga o Aljustrelense. Entre parêntesis estão os resultados da primeira volta.

Comentários