Diário do Alentejo

José Luís regressa a Aljustrel e o Lusitano joga Taça de Portugal

20 de novembro 2020 - 17:00

A terceira eliminatória da Taça de Portugal levará o Lusitano de Évora ao Estoril. O treinador José Luís Prazeres deixou o Despertar, para render José Amador no comando do Mineiro Aljustrelense. O Moura Atlético Clube volta a jogar no seu terreno, para receber o Moncarapachense.

 

Texto Firmino Paixão

 

No próximo fim de semana disputa-se mais uma eliminatória, a terceira, da Taça de Portugal, já com a participação dos clubes da I e II ligas profissionais. A maior parte dos representantes da grande região alentejana já ficou pelo caminho, cabendo ao Lusitano Ginásio Clube a honra maior de nos representar a este nível, embora, reconheça-se, com uma tarefa bastante difícil.

 

Os eborenses jogam no domingo no Estádio António Coimbra da Mota, recinto do Estoril Praia, atual líder, isolado, da II Liga profissional. Mas, como diz o treinador lusitanista, José Bizarro, “está tudo em aberto”, portanto, vamos acreditar. Também não custa acreditar que o bejense Francisco Agatão seja bem-sucedido com o Fontinhas, na deslocação do próximo domingo (às 11:00 horas) a Ponte de Lima, ao terreno de Os Limianos, clube que eliminou o Aljustrelense. E se assim for, o sotaque transtagano permanecerá no seio da festa maior do futebol nacional.

 

Outros jogos relevantes: Sacavenense-Sporting; Trofense-Braga; Paredes-Benfica e Fabril do Barreiro-Porto.

 

E “enquanto isto de processa, o sol ferindo, sem pressa” como canta o nosso Tó Zé Zambujo, o Campeonato de Portugal vai recuperando alguns jogos que estavam em atraso das jornadas anteriores. O Aljustrelense, já com José Luís Prazeres ao freio da “vagoneta” mineira, jogou no terreno do Pinhalnovense e perdeu por 3-1. Foi a quinta derrota dos tricolores. Ainda não mudou nada, a não ser o facto de a equipa ter terminado o jogo com os 11 jogadores em campo. José Luís já prometeu trabalho e dedicação ao clube que representou como jogador, assumindo enorme confiança no plantel.

 

O Amora venceu em Lagos e está no comando, seguido do Vitória de Setúbal, que ganhou em Moura, onde exigiu o pagamento pelos salários em atraso [o jogo foi transmitido pelo canal 11] e o terceiro é o Olhanense.

 

No domingo (pelas 11:00 horas) disputam-se mais três partidas em atraso da quinta jornada, entre elas a receção do Moura ao Moncarapachense e esse grande jogo entre o Olhanense e o Vitória de Setúbal, importante na arrumação das equipas no topo da tabela classificativa. Resultados (jogos em atraso da 1ª Jornada): Moura-Vitória de Setúbal, 1-3; Moncarapachense-Louletano, 1-3; Esperança de Lagos-Amora, 2-3; (5ª Jornada): Lusitano de Évora-Louletano, 1-0; Pinhalnovense-Aljustrelense, 3-1.

Classificação: 1º Amora, 13 pontos. 2º Vitória de Setúbal, 10. 3º Olhanense, 9. 4º Esperança de Lagos, 7. 5º Pinhalnovense, 7. 6º Lusitano de Évora, 6. 7º Louletano, 6. 8º Juventude de Évora, 4. 9º Aljustrelense, 3. 10º Moncarapachense, 3. 11º Moura, 1.

Próxima Jornada (22/11): Esperança de Lagos-Juventude; Moura-Moncarapachense; Olhanense-Vitória de Setúbal.

 

CAMPEONATO DISTRITAL DA I DIVISÃO No Campeonato Distrital da I Divisão realizaram-se mais três jogos relativos à quinta jornada, ronda que terminou com o triunfo tangencial do Penedo Gordo sobre o União Serpense, com a goleada do Vasco da Gama em Cuba e com a vitória folgada do Serpa perante o Guadiana. O Almodôvar, o Castrense, o Despertar e o Piense folgaram e será com estes 10 clubes que a Associação de Futebol de Beja contará no futuro, para levar ao melhor termo possível esta edição do principal campeonato da região. A classificação, a nossa, que soma apenas os pontos nos jogos, efetivamente, realizados, é liderada pelo Serpa, com 10 pontos conquistados em quatro jogos.

 

Resultados (5ª Jornada): Penedo Gordo-União Serpense, 1-0; Milfontes-Piense (não se realizou); Sporting de Cuba-Vasco da Gama, 0-4; Odemirense-Almodôvar (não se realizou); Serpa-Guadiana, 3-0. Folgaram: Castrense e Despertar.

Classificação: 1º Serpa, 10 pontos. 2º Vasco da Gama, 7. 3º Penedo Gordo, 6. 4º Despertar, 6. 5º Castrense, 3. 6º Piense, 3. 7º União Serpense, 0. 8º Almodôvar, 0. 9º Guadiana, 0. 10º Sporting de Cuba, 0.

Próxima Jornada (22/11): Piense-Penedo Gordo; Almodôvar-Sporting de Cuba; Despertar-Serpa. Folgam: Castrense, Guadiana, União Serpense e Vasco da Gama.

Na próximo ronda disputam-se mais três jogos e descansam quatro equipas, pelo que se deixa a sugestão para uma possível reestruturação do calendário, no sentido de as equipas não ficarem tanto tempo sem jogar e até para abreviar o final da competição.

 

CAMPEONATO DISTRITAL DA II DIVISÃO - O Campeonato Distrital da II Divisão cumpriu a sexta jornada, num horário inédito, 10:30 horas, e, por isso, a impossibilidade de reunir plantéis obrigou ao adiamento de duas partidas, uma na Salvada, outra em Ourique. Os destaques da jornada foram o triunfo do Albernoense, em Beja, assumindo a liderança da Série A, o empate que o Negrilhos impôs ao, ainda, líder São Marcos (Série B) e a subida, à condição, do Amoreiras Gare ao primeiro lugar, em virtude de o Ourique não ter jogado e até folgar na próxima ronda, que assinalará o termo da primeira volta deste campeonato.

Resultados (6ª Jornada): Série A: Salvadense-Vasco da Gama B (adiado 28/11); Serpa B-Alvito, 4-1; Barrancos-Amarelejense, 1-1; Bairro da Conceição-Albernoense, 0-3.

Classificação: 1º Albernoense, 12 pontos. 2º Bairro da Conceição, 10. 3º Salvadense, 9. 4º Amarelejense, 9. 5º Barrancos, 4. 6º Serpa B, 3. 7º Alvito, 2. 8º Vasco da Gama, B, 1.

Próxima Jornada (21/11): Albernoense-Salvadense; Vasco da Gama B-Serpa B; Alvito-Barrancos; Amarelejense-Bairro da Conceição.

 

Série B: Alvorada-Sete, 3-1; Negrilhos-São Marcos, 0-0; Santa-Clara-a-Nova-Aljustrelense B, 2-1. Folgou o Messejanense.

Classificação: 1º São Marcos, 8 pontos. 2º Messejanense, 7. 3º Santa Clara-a-Nova, 7. 4º Alvorada, 4. 5º Aljustrelense B, 4. 6º Negrilhos, 3. 7º Sete, 1.

Próxima Jornada (21/11): Sete-Negrilhos; São Marcos-Santa Clara-a-Nova; Aljustrelense B-Messejanense. Folga o Alvorada.

 

Série C: Ourique-Naverredondense (adiado 28/11); Pereirense-Renascente, 0-2; Amoreiras Gare-Aldeia dos Fernandes, 5-3. Folgou: Santa Luzia.

Classificação: 1º Amoreiras Gare, 8 pontos. 2º Ourique, 7. 3º Naverredondense, 6. 4ºRenascente, 6, 5º Aldeia dos Fernandes, 4. 6º Santa Luzia, 1. 7º Pereirense, 1.

Próxima Jornada (21/11): Naverredondense-Pereirense; Renascente-Amoreiras Gare; Aldeia dos Fernandes-Santa Luzia. Folga: Ourique.

Comentários