Diário do Alentejo

Troço de 13 quilómetros da A26 abre hoje ao tráfego

26 de junho 2020 - 10:00

A Infraestruturas de Portugal anunciou que o troço da A26/IP8 que liga a Autoestrada do Sul (A2) a Santa Margarida do Sado, pronto há anos mas ainda encerrado, abre ao tráfego esta sexta-feira.

 

“A Infraestruturas de Portugal (IP) informa que abre amanhã [sexta-feira] ao tráfego, a partir das 20:00, o novo troço da A26/IP8 entre Grândola Sul e Santa Margarida do Sado”, no concelho de Ferreira do Alentejo, revelou a empresa.  Este novo troço da A26, com cerca de 13 quilómetros de extensão e construído em perfil de autoestrada, “assegura a ligação da A2, na zona da Praça de Portagem do Nó de Grândola Sul, com a Estrada Nacional (EN) 259”.

 

A via vai beneficiar “diretamente as acessibilidades aos concelhos do interior desta região, designadamente o de Ferreira do Alentejo e o de Beja”, destacou a IP, que vai ser responsável pela operação e manutenção da exploração da estrada.

 

A conceção, construção e financiamento desta empreitada foi da responsabilidade da subconcessionária SPER - Sociedade Portuguesa para a Construção e Exploração Rodoviária, S.A., no âmbito da Subconcessão do Baixo Alentejo, lembrou.

 

A abertura ao trânsito desta estrada tem sido reivindicada nos últimos anos na região, por autarcas, empresários, associações empresariais, movimentos de defesa dos interesses do Baixo Alentejo e a própria população.

 

A A26, no traçado previsto para o Itinerário Principal (IP) 8, que deveria ligar Sines e Beja, começou a ser construída em 2010, mas as obras foram suspensas em 2011, por causa de dificuldades financeiras da subconcessionária. 

 

No âmbito da renegociação do contrato, foram canceladas as obras de quatro lanços e foram retomadas, em 2015, as obras dos lanços Sines/Relvas Verdes, já em serviço, e Nó de Grândola Sul da A2/Santa Margarida do Sado. Este último, que é o que vai abrir na sexta-feira, ficou concluído em 2017, mas manteve-se fechado devido à necessidade de ser adaptada a praça de portagem para interligar a A26 e a A2.

 

A Infraestruturas de Portugal revela ainda “novos investimentos” com vista ao “reforço da mobilidade" no distrito de Beja. “Com o objetivo de melhoria das acessibilidades e condições de segurança nesta região do Baixo Alentejo, está ainda prevista a construção das variantes ao IP8 (EN259 e EN121), às localidades de Figueira de Cavaleiros e Beringel, aproveitando a área e trabalhos parcialmente executados no âmbito da Subconcessão do Baixo Alentejo”, anunciou a empresa.

 

Além disso, vão ser “realizadas intervenções de beneficiação do troço da EN259, entre Santa Margarida do Sado e Ferreira do Alentejo, e, numa segunda fase, de beneficiação da EN121, entre Ferreira do Alentejo e o limite do concelho, em direção a Beja”.

 

 

Sobre a abertura deste troço ao tráfego:

O Diário do Alentejo noticiou que ele será feito com oito anos de atraso e sem obedecer ao projeto aprovado;

O PCP diz tratar-se de um caso que "espelha a incapacidade" do Governo;

Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel e candidato à liderança da Federação do PS do Baixo Alentejo, defende que a autoestrada seja construída até à fronteira de Ficalho;

 

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