Diário do Alentejo

Nelson Brito: “Não abdico da A26 até à fronteira"

24 de junho 2020 - 20:00

O troço da A26 entre o Nó de Grândola Sul e Santa Margarida do Sado será aberto ao tráfego automóvel na próxima sexta-feira. A obra é inaugurada, sem qualquer cerimónia, mais de dois anos depois de concluída. A informação foi confirmada pelo “Diário do Alentejo” junto da Infraestruturas de Portugal. Mas para Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel e candidato à presidência da Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista, mais do que celebrar a inauguração, o tempo é de exigir a construção da autoestrada até Beja e, numa segunda fase, à fronteira de Ficalho.

 

"Esta ligação rodoviária tem especial significado pelo simbolismo e pela importância que a A26 tem no contexto de desenvolvimento do Baixo Alentejo e de reforço das acessibilidades rodoviárias da região, sobretudo ligando três pontos essenciais para o futuro da região e do país: Sines - Beja e aeroporto de Beja - Espanha”, refere Nelson Brito, em comunicado, no qual manifesta “regozijo" pelo "desenlace dos constrangimentos que até aqui impediram” a abertura deste troço de autoestrada.

 

"Mas não esqueço, nem abdico, de defender os interesses do Baixo Alentejo, reiterando a necessidade de se dar início, neste momento, ao processo de concretização do projecto integral da A26, nomeadamente a ligação até Beja no mais breve prazo de execução possível e a calendarização do troço Beja até Espanha, com prazos e garantias de execução e financiamento. Este é o tempo de recuperação das oportunidades perdidas, de olharmos em frente com ambição e determinação, este é o momento de afirmarmos o futuro da nossa terra, sem novos constrangimentos”, acrescenta.

 

A abertura do troço da A26 será feita sem a presença de qualquer governante. O próprio ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, numa recente deslocação a Sines, classificou como sendo “uma vergonha” que esta obra estivesse concluída mas permanecesse encerrada ao tráfego automóvel.

Comentários