O Futebol Clube de Serpa venceu no terreno do Barreirense e viu confirmada a sua manutenção no Campeonato de Portugal. O Vasco da Gama, de Vidigueira, foi derrotado, no seu próprio reduto, pelo Lusitano de Évora, e viu sentenciada a sua despromoção às competições regionais.
Texto Firmino Paixão
O Campeonato de Portugal chegou ao fim. Seguem em frente apenas oito equipas, as duas primeiras de cada uma das quatro séries, para se apurar o campeão e as equipas a promover à Liga 3. Os alentejanos Juventude de Évora e Vasco da Gama de Vidigueira foram despromovidos, o Serpa, O Elvas e o Lusitano de Évora manter-se-ão neste patamar nacional. Olhemos, pois, para esta derradeira jornada do campeonato, em que os olhos e os ouvidos dos diferentes adeptos se dispersaram por diferentes locais.
O Serpa viajou para o Campo da Verderena, na cidade do Barreiro, dependendo apenas de si próprio, ou seja, de uma vitória frente ao Barreirense. Quase que entrou no jogo a perder porque, logo ao quinto minuto, os locais conseguiram vantagem no marcador e, nessa altura, os serpenses estariam despromovidos – os vidigueirenses também, porque ainda estavam empatados a zero e já sabiam que o Juventude de Évora estava a ganhar. Mas tudo mudou! O Serpa igualou a partida (Artur Silva, aos 22’) e, na Vidigueira, à meia hora de jogo começou a derrocada dos locais. Veio a etapa complementar e o Serpa marcou o segundo golo (João Mucuia, 53’), acalmou a tribo e aguentou a vantagem até ao apito final. Cumpriu a missão, ou melhor, o técnico Mauro Santos conseguiu o milagre de manter a equipa da “Terra Forte” mais uma temporada no Campeonato de Portugal.
No Estádio Municipal de Vidigueira (na foto) a equipa local aguentou o ímpeto dos visitantes durante a primeira meia hora de jogo, altura em que o nigeriano Davou, de baixa estatura, mas rapidíssimo, escapou à vigilância da defensiva alentejana, contornou o guardião Tristan e inaugurou o marcador. O Vasco da Gama caiu emocionalmente, percebeu que dificilmente sairia vencedor da contenda e os eborenses começaram a avolumar o resultado. Note-se que o Vasco da Gama só se manteria caso vencesse a partida e o Serpa e o Juventude de Évora não pontuassem. Mas, atenção, não foi neste jogo que o Vasco da Gama foi despromovido. A sentença vinha de trás, ainda que a manutenção fosse possível, por uma complexa conjugação de resultados de terceiras equipas. Como apreciação mais analítica da prova, antecipando outros balanços, registe-se o apuramento do Futebol Clube de Serpa para a sua quarta época consecutiva no Campeonato de Portugal.
Associação de Futebol de Beja
A greve dos jogadores do Despertar Sporting Clube, que levou a equipa a não comparecer no relvado do Complexo Desportivo Fernando Mamede, na cidade de Beja, onde iriam defrontar o Mineiro Aljustrelense, em jogo relativo à décima nona jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, da Associação de Futebol de Beja, foi, inquestionavelmente, a surpresa maior do fim de semana desportivo. A atitude dos atletas, que já tinham feito uma greve aos treinos, deveu-se, presumivelmente, ao facto de o clube não ter satisfeito os compromissos financeiros dentro dos prazos que o plantel reclamava.
Virando a página, diremos que o Moura segue na frente, após ter goleado o Odemirense. Continuam a dilatar a sua vantagem, não para o Castrense, que, após ter ganho ao Penedo Gordo, se mantém a cinco pontos do líder, mas para os restantes concorrentes, deixando já prever, ainda que muito precocemente, que só o Moura e o Castrense poderão aspirar ao título regional.
No segundo escalão o Fer-reirense permanece invicto, é forte candidato ao título, deixando para o Albernoense e Messejanense a segunda vaga na promoção. Santaclarense e Santa Clara-a-Nova lideram as duas séries da Taça de Honra da 2.ª Divisão.
CAMPEONATO DE PORTUGAL
Série D | 26.ª jornada
- Juventude de Évora-Moncarapachense 2-0
- Barreirense-Serpa 1-2
- Vasco da Gama-Lusitano de Évora 0-4
- O Elvas-Vitória de Setúbal 2-1
- Oriental-Real Massamá 1-0
- Fabril do Barreiro-Louletano 1-1
- Sintrense-Imortal de Albufeira 1-1
Classificação final
- 1.º Vitória de Setúbal 53
- 2.º Moncarapachense 49
- 3.º Lusitano de Évora 46
- 4.º Louletano 41
- 5.º Sintrense 40
- 6.º O Elvas 39
- 7.º Barreirense 39
- 8.º Fabril do Barreiro 34
- 9.º Serpa 34
- 10.º Juventude de Évora 32
- 11.º Vasco da Gama 30
- 12.º Oriental 29
- 13.º Real Massamá 14
- 14.º Imortal de Albufeira 13
1.ª DIVISÃO DISTRITAL
1.ª FASE – 19.ª JORNADA
- Milfontes-Almodôvar 1-0
- Despertar-Aljustrelense (*)
- Moura-Odemirense 5-2
- Castrense-Penedo Gordo 2-1
- Sporting de Cuba-Renascente 2-4
- Aldenovense-Piense 3-1
(*) Falta de comparência do Despertar
Classificação
- 1.º Moura 50
- 2.º Castrense 45
- 3.º Penedo Gordo 31
- 4.º Despertar 30
- 5.º Milfontes 28
- 6.º Renascente 27
- 7.º Aljustrelense 25
- 8.º Aldenovense 25
- 9.º Sporting de Cuba 17
- 10.º Almodôvar 16
- 11.º Odemirense 12
- 12.º Piense 9
Próxima jornada (14/4): Odemirense- -Castrense; Penedo Gordo-Aldenovense; Piense--Despertar; Aljustrelense-Milfontes; Almodôvar--Renascente; Moura-Sporting de Cuba.
2.ª DIVISÃO DISTRITAL
2.ª fase | 3.ª jornada
- Albernoense-Ferreirense 1-2
- Barrancos-Messejanense 1-3
- Boavista dos Pinheiros-Santa Luzia 0-0
Classificação
- 1.º Ferreirense 9
- 2.º Albernoense 4
- 3.º Messejanense 4
- 4.º Barrancos 3
- 5.º Santa Luzia 2
- 6.º Boavista dos Pinheiros 2
Próxima jornada (13/4): Ferreirense-Santa Luzia; Messejanense-Albernoense; Barrancos- -Boavista dos Pinheiros.
Taça de Honra 2.ª Divisão
Série A | 3.ª jornada
- Beringelense-Serpa B 2-1
- Aldeia dos Fernandes-São Marcos 0-3
- Santaclarense-Salvadense 2-0
Folgou o Cabeça Gorda
Classificação
- 1.º Santaclarense 6
- 2.º Salvadense 6
- 3.º São Marcos 6
- 4.º Cabeça Gorda 3
- 5.º Beringelense 3
- 6.º Serpa B 3
- 7.º Aldeia dos Fernandes 0
Próxima jornada (14/4): Salvadense-Cabeça Gorda; São Marcos-Beringelense; Serpa B-Santaclarense (13/4).
Série B | 3.ª jornada
- Bairro da Conceição-Entradense 3-0
- Naverredondense-Saboia 2-1
- Negrilhos-Santa Clara-a-Nova 2-4
- Folgou o Ourique
Classificação
- 1.º Santa Clara-a-Nova 7
- 2.º Naverredondense 6
- 3.º Bairro da Conceição 5
- 4.º Ourique 3
- 5.º Negrilhos 3
- 6.º Saboia 1
- 7.º Entradense 0
Próxima jornada (13/4): Saboia-Ourique; Santa Clara-a-Nova-Naverredondense; Entradense-Negrilhos.