Diário do Alentejo

Cervejarias artesanais unidas no combate à covid-19

30 de março 2020 -

Alberto Rosa e João Rosa, primos-irmãos, são os fundadores da cervejaria artesanal “Alvoreada”, criada em 2012, em Beja. O sucesso crescente do produto, junto do público apreciador de cerveja, incentivou-os a largar os trabalhos que desenvolviam (vendedor de automóveis e distribuidor de jornais) e a dedicarem-se exclusivamente ao fabrico artesanal desta bebida. Hoje, a Alvoreada, marca que apresenta no seu logotipo a serpente e o touro da lenda de Beja, associa-se também à luta que se trava contra a covid-19.

 

Texto: José Serrano

 

Um grupo de 26 cervejarias artesanais, entre as quais a bejense Alvoreada, disponibilizou o bactericida que usa nas suas unidades produtivas para ajudar a conter o covid-19, revelando ter oferecido, até ao passado dia 19, cerca de 80 mil litros de solução desinfetante a centros de saúde, PSP e lares de idosos. A iniciativa partiu de produtores e distribuidores que, perante as dificuldades de esquadras da PSP e unidades de saúde no acesso a desinfetante, lançaram um apelo informal à comunidade cervejeira com vista a reunir o máximo volume possível de ácido peracético, produto bactericida, fungicida e viruscida.

 

Qual é o objetivo principal desta ideia que reuniu 26 cervejeiros artesanais?

Este movimento foi criado por vários cervejeiros de todo o país porque o produto que agora disponibilizamos [ácido peracético diluído] é por nós utilizado na desinfeção de fermentadores e áreas de trabalho. O objetivo é prestarmos o nosso apoio à comunidade visto existir escassez de álcool e produtos desinfetantes no País.

A cervejeira Alvorada ofereceu à Câmara Municipal de Beja cerca de dois mil litros desta solução desinfetante, não retirando daí nenhum dividendo económico. Esta iniciativa é também um apelo à solidariedade genuína da sociedade, no sentido de ultrapassar este problema?

Com certeza, não queremos dividendos nenhuns desta ação. Apenas queremos ver esta situação resolvida o quanto antes. Oferecemos esta solução com a melhor das vontades e apelamos a todas as empresas que utilizam este género de produtos que façam o mesmo, de forma a ajudar a sua comunidade mais próxima.

Numa situação como esta todas as ajudas são bem-vindas. Esta solução disponibilizada pelos cervejeiros é no entanto desaconselhada para a desinfeção das mãos. Para que tipo de utilização e de superfícies é adequada?

Esta solução é sobretudo indicada para a desinfeção de superfícies, tais como bancadas, corrimões, maçanetas de portas, viaturas e inúmeras outras. A sua utilização é também indicada na desinfeção de ruas.

Quando pensa que vamos poder brindar novamente, sem sobressaltos, com uma Alvoreada fresquinha?

Esperamos que possa ser em breve. Neste momento estamos a fazer entregas da nossa cerveja ao domicílio, a um preço mais baixo e com a entrega gratuita para que todos possam continuar a brindar, em suas casas, com a nossa Alvoreada.

Comentários