Diário do Alentejo

“A minha criatividade, identidade e visão são os aspetos que me destacam”

30 de março 2024 - 12:00
Trabalho de Manel Baer tem “carácter experimental expressivo”
Foto| DRFoto| DR

Manel Baer, 23 anos, natural de Beja

 

Manel Baer é uma marca pessoal de design de moda localizada em Lisboa, que visa revolucionar o mundo da moda. A missão da marca é incentivar a sustentabilidade, reduzindo o desperdício e o consumo excessivo, oferecendo peças de vestuário únicas e acessíveis que promovam a individualidade. Manel Baer é licenciado em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Tem trabalhado como designer na marca de autor. O seu trabalho “tem um carácter experimental e expressivo, inspirando-se na natureza e humanidade”.

 

Texto José Serrano

 

Incentivar a sustentabilidade, oferecendo peças de vestuário únicas e acessíveis que promovam a individualidade, é a principal missão de Manel Baer.

 

É referenciado como um novo “caso sério” do estilismo em Portugal. Quais os caminhos que lhe têm permitido alicerçar a sua personalidade criadora?Tentei sempre aprender muito com todos os profissionais com quem tive o prazer de trabalhar e estive sempre à procura de novas visões e perspetivas sobre a indústria. Devido a isso estagiei com o Valentim Quaresma durante seis meses, o que me levou a estar mais envolvido na moda e a mostrar mais o meu trabalho. Sempre tive uma vontade de me desafiar e por isso participei na primeira edição do concurso Beat by Be@t, onde fui condecorado com o 1.º lugar. Também estive a estagiar no Masterchef Portugal como stylist, participei na Biale – Bienal Internacional do Alentejo e fui coordenador do departamento de figurinos de um coletivo de teatro. Estas experiências fortificaram a identidade, a criatividade e visão que vim a desenvolver ao longo dos anos.

 

O facto de ter nascido no Alentejo tem influenciado essa mesma personalidade?Sim. Tendo passado toda a minha infância rodeado de natureza, animais, toda a vida rural sinto que teve, e tem, um grande impacto nas minhas criações, porque encaro a natureza como uma “musa”, o que se reflete tanto nos tons naturais como nas texturas predominantes nas minhas coleções.

 

Qual a característica que mais o identifica enquanto designer de moda?Sinto que a minha criatividade, identidade e visão são os aspetos que me destacam enquanto criador. Outro grande pilar da minha identidade como marca é o foco na sustentabilidade e na vontade de melhorar a indústria da moda, principalmente, em Portugal.

 

Têm sido várias as figuras públicas que, em determinadas galas, têm usado as suas criações. O que procuram quando o contactam?Todos os clientes e personalidades com quem trabalhei têm um estilo próprio, bastante pessoal, têm interesse pela moda de autor portuguesa, o que as faz procurar marcas com uma imagem mais original e incomum. Quem procura a minha marca procura uma peça de roupa mais pessoal, em que possa estar envolvida no processo criativo, estando à espera de uma peça duradoura, e que vá ao encontro do seu gosto pessoal.

 

Que duas personalidades, nacional e internacional, gostaria de vestir? Quanto à personalidade nacional gostaria de poder vestir a Marisa Liz. Internacionalmente seria a Lady Gaga. Tanto uma como a outra são conhecidas pelo seu estilo distinto e ousado. Ambas são reconhecidas por usar roupas e acessórios extravagantes e inovadores, muitas vezes desafiando as normas tradicionais da moda. Têm uma abordagem única no que vestem, e usam a moda como uma forma de expressão artística, em que transmitem mensagens poderosas

Comentários