Diário do Alentejo

Desemprego no Alentejo acima da média nacional

06 de novembro 2019 - 12:10

A taxa de desemprego no Alentejo mantém-se acima da média nacional. Segundo divulgou o Instituto Nacional da Estatística, a nível nacional a taxa de desemprego no terceiro trimestre do ano recuou para 6,1%, menos 0,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 0,6 pontos percentuais em termos homólogos. Trata-se do valor mais baixo desde 2011.

 

No Alentejo a tendência é igualmente para uma redução do desemprego, tendo-se registado uma quebra de 0,1 pontos percentuais. Segundo o INE, a região continua a ter a segunda taxa de desemprego mais elevada do País (7%). Só os Açores (7,3%) estão pior.

 

De acordo com os dados divulgados pelo INE, A taxa de desemprego de jovens (15 a 24 anos) situou-se em 17,9%, tendo diminuído 0,2 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e 2,1 pontos percentuais relativamente ao homólogo.

 

A proporção de desempregados à procura de emprego há 12 e mais meses (longa duração) foi estimada em 52,4%, menos 0,7 pontos percentuais do que no trimestre anterior e mais 2,4 pontos percentuais do que no homólogo.

Comentários