Diário do Alentejo

Todo-o-Terreno regressa ao Baixo Alentejo

07 de agosto 2019 - 17:00
DRDR

Na senda do antigo Montes Alentejanos, a Baja TT Vindimas do Alentejo quer afirmar o Baixo Alentejo como um lugar de excelência para a prática desta modalidade. De 6 a 8 de setembro os motores vão fazer-se ouvir por esses campos fora.

 

Os campos de Aljustrel, Beja, Castro Verde e Mértola são o cenário perfeito para o regresso de uma grande prova de TT ao Baixo Alentejo, “a melhor região do País” para esta atividade, diz Humberto Silva, presidente da direcção do Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, entidade que organiza o evento.

 

A cerca de um mês da largada dos pilotos, já estão inscritos cerca de 100 participantes, entre SSV, motos, quads e carros, entre portugueses e espanhóis. Reinaldo Varela, que comanda neste momento a Taça do Mundo de SSV, é um dos concorrentes, bem como João Ramos, o campeão de TT em título.

 

A base da prova vai ficar instalada no parque de feiras e exposições, em Beja, local que contará ainda com uma exposição temática de aventura e vindima.

 

Na sexta-feira, dia 6, os concorrentes farão uma partida simbólica, às 20:00 horas, junto à Casa da Cultura, em Beja, mas os carros estarão em exposição a partir das 14:00 horas.

 

O início e chegada da prova será em Santa Clara do Louredo. É a partir daqui que os concorrentes farão um percurso de 150 quilómetros, que conta com quatro “zonas espetáculo”, uma em cada um dos concelhos.

 

No último dia da prova, os carros voltarão a cumprir os 150 quilómetros, mas as motos, as quads e os SSV rolarão apenas durante 85 quilómetros.

 

Segundo Humberto Silva, esta prova é herdeira do antigo raide Montes Alentejanos, que, no final do século passado, foi organizado pelo Aeroclube de Beja e que granjeou grande popularidade entre os amantes desta modalidade.

 

A organização – que mobiliza cerca de 300 elementos – conta com o apoio dos referidos municípios e da marca Vinhos do Alentejo. O desenho do percurso foi realizado por João Luz, o ex-copiloto de Carlos Sousa no Dakar.

 

Na prova – que é candidata ao campeonato nacional de Todo-o-Terreno 2020 – será disputada a Taça de Portugal para SSV, Moto e Quad.

Comentários