Diário do Alentejo

Odemira: 58 propostas no Orçamento Participativo

25 de julho 2019 - 15:05

A Câmara de Odemira anunciou que foram apresentadas 58 propostas de investimentos públicos no âmbito do Orçamento Participativo (OP), promovido pelo município e pelas 13 freguesias do concelho. Na oitava edição do OP de Odemira, que este ano introduziu a possibilidade de serem apresentadas propostas imateriais, estão a concurso 24 projetos inseridos no Orçamento Participativo Municipal e 34 incluídos no OP das Freguesias.

 

Segundo a câmara, das 24 propostas, submetidas ao Orçamento Participativo Municipal, 16 são de natureza material e oito de âmbito imaterial, nas áreas da cultura, desporto, educação e recreativa, distribuídas pelo território de Odemira. “As propostas de natureza material têm o valor máximo de 125 mil euros cada e as propostas imateriais de 62,5 mil euros”, indicou o município, em comunicado, acrescentando que as propostas referentes ao OP das Freguesias têm “um valor máximo de 10 mil euros por freguesia”.

 

Os projetos apresentados pelos cidadãos vão ser submetidos a análise técnica, até 15 de outubro, e estarão disponíveis para votação durante o mês de novembro. Podem votar todos os cidadãos com idades a partir dos 14 anos e residentes neste concelho do litoral alentejano. O Orçamento Participativo Municipal tem uma dotação financeira global de 500 mil euros, sendo 250 mil euros destinados a projetos promovidos nas freguesias do interior do concelho com menos de 1.500 habitantes e os restantes 250 mil euros para projetos nas freguesias do litoral ou com mais de 1.500 habitantes.

 

Implementado pela primeira vez, em 2011, o Orçamento Participativo integra a estratégia do município de Odemira para "potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho”, sublinha a autarquia.

Comentários