Diário do Alentejo

Conselho geral do Instituto Politécnico de Beja deverá estar constituído na totalidade em breve

20 de dezembro 2025 - 08:00
Quinze membros, em representação dos professores, do pessoal não docente e dos alunos, tomaram posse no dia 3

Os seis elementos em falta no conselho geral do IPBeja, “personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à instituição, com conhecimentos relevantes” para a entidade, deverão ser propostos ainda no decorrer desta semana. Os restantes elementos tomaram posse no dia 3.

 

Texto | Nélia PedrosaFoto | Ricardo Zambujo

 

Depois da tomada de posse, no passado dia 3, de 15 dos 21 elementos do novo conselho geral do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) – em representação dos professores, do pessoal não docente e dos alunos –, estava previsto que os nomes dos restantes seis membros – “personalidades externas de reconhecido mérito, não pertencentes à instituição, com conhecimentos relevantes para o IPBeja” – fossem propostos no decorrer de uma reunião do referido órgão, a realizar no final desta semana (já depois do fecho da presente edição), segundo avançou ao “Diário do Alentejo” o IPBeja. É desse grupo de seis personalidades cooptadas que sairá o presidente do conselho geral, a quem caberá desencadear o processo eleitoral para a presidência do IPBeja.

De acordo com a instituição, “o processo de cooptação [das seis personalidades externas] e demais procedimentos associados continuarão nos termos e prazos definidos no Regulamento Interno do Conselho Geral do IPBeja”. Compõem o novo conselho geral, em representação dos professores, Manuel Patanita, Alexandra Tomaz, João Dias, da Escola Superior Agrária; Luís Murta e Maria Cristina Faria, da Escola Superior de Educação; Rogério Ferreira, da Escola Superior de Saúde; Luís Garcia, Elsa Rodrigues, Fernando Teixeira, Marta Amaral e Luís Bruno, da Escola Superior de Tecnologia e de Gestão. Marta Dias é a representante do pessoal não docente e Rita Asper, Tiago Parede e Margarida Rosário dos alunos.Recorde-se que depois da renúncia de três dos quatros elementos efetivos (mais os quatros suplentes) que representavam a Escola Superior de Tecnologia e Gestão no concelho geral do IPBeja, no início de dezembro de 2024, e que não foram substituídos, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação veio dar razão à necessidade de se proceder a novas eleições para aquele órgão, o que acabou por acontecer a 19 de novembro último.

Comentários