Diário do Alentejo

Obras no Centro de Saúde de Moura devem começar neste mês

06 de setembro 2025 - 08:00
Instalações irão funcionar durante a empreitada no edifício da LogísticaFoto | CMMoura

As obras de requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Moura, orçadas em 1,5 milhões de euros, vão iniciar-se durante este mês, estando neste momento “o empreiteiro pronto a instalar-se e a começar os trabalhos”. Os serviços serão transferidos para o edifício municipal da Logística durante os nove meses da intervenção.

 

Texto | Ana Filipa Sousa de Sousa

 

O Centro de Saúde de Moura será, assim como noticiado pelo “Diário do Alentejo” (“DA”) em junho deste ano, alvo de uma requalificação e ampliação orçada em 1,5 milhões de euros.

 

Em declarações ao “DA” o presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, adianta que “o empreiteiro está pronto a instalar-se e a começar com os trabalhos” durante este mês, sendo que “só falta mesmo transferir os meios do centro de saúde para o edifício temporário”.

 

“Nós daremos todo o apoio do ponto de vista logístico, mas agora aqui é todo um trabalho que compete à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Ulsba) fazer”, refere.

 

Segundo o edil, durante os nove meses de intervenção os serviços de centro de saúde funcionarão no edifício da Logística, um imóvel municipal situado no parque tecnológico, estando a deslocação dos utentes assegurada por um “vai e vem” que irá “confluir em vários pontos da cidade”.

 

Para Álvaro Azedo o estado atual do centro de saúde é o resultado de uma “obra à portuguesa”, ou seja, “mal fiscalizada” e “mal acompanhada” que a câmara municipal não compreende como é que o Estado “em tantos anos e desde a sua abertura”, na década de Noventa, “foi deixando sempre degradar”.

 

“Por isso, a câmara municipal não podia, obviamente, deixar de olhar com muita preocupação para as condições do centro de saúde. Desde essa altura que nos colocámos sempre à disposição do Estado, para exercer, em nome deste, a imensa responsabilidade de assumir uma empreitada da qualificação e ampliação [do edifício] e, agora, aquilo que nós queremos é executá-la”, afirma.

 

A obra está inserida num conjunto de acordos, assinados em dezembro de 2023, entre os municípios e a Ulsba, em que esta cede a sua posição no contrato e permite que as próprias câmaras sejam as responsáveis pelos projetos, recebendo as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e executando-as.

 

“Queremos devolver a Moura aquilo que foi tendo de muito pouco nos últimos anos, [ou seja] um centro de saúde que oferece condições de trabalho aos seus profissionais e o conforto dos seus utentes”, conclui.

 

Ulsba confirmaarranque de obras em quatro extensões de saúdeEm comunicado enviado ao “DA”, a Ulsba confirmou o início, neste mês, de mais três obras nas extensões de saúde de Vila Nova da Baronia (Alvito), do Rosário e da Semblana (Almodôvar) e de Garvão (Ourique). Segundo a nota, o arranque da intervenção em Vila Nova da Baronia (200 mil euros) estava previsto para o passado dia 1, sendo o atendimento dos utentes efetuado nas instalações da casa do povo local ou no Centro de Saúde de Alvito com a Junta de Freguesia de Vila Nova da Baronia a assegurar o transporte. Por sua vez, as obras em Rosário (500 mil euros) e Semblana (200 mil euros) devem iniciar-se segunda-feira, dia 8, com o atendimento a ser realizado no Centro de Saúde de Almodôvar, com o respetivo transporte assegurado pelo município, e a possibilidade de deslocação de um técnico às juntas de freguesia “para recolha de pedidos de receituário”. Na Extensão de Saúde de Garvão (600 mil euros), os trabalhos estão previstos arrancarem na “primeira quinzena de setembro”, sem que estes interfiram com o atual funcionamento das instalações. Por seu turno, a Uslba adianta também que a obra da Extensão de Saúde de Casével (Castro Verde), orçada em 200 mil euros, começou “na última semana de agosto” e também não interfere com o normal funcionamento do edifício.

Comentários