Texto | Ana Filipa Sousa de Sousa
“Esta feira pretende caracterizar algumas das atividades que no passado faziam parte da vida quotidiana, através da componente etnográfica, com a presença de artesãos e a venda de artesanato regional e de produtos agroalimentares, e da animação, com música, quadros vivos, jogos populares, personagens diversos e muito mais”. É desta forma que a Câmara Municipal de Serpa, entidade promotora, apresenta mais uma edição da Feira Histórica de Serpa, a 15.ª, que arranca hoje, sexta-feira, no centro da cidade.
Com oficinas de construção, ateliês, teatro de robertos, espetáculos musicais, jogos tradicionais e recriações históricas, o certame pretende celebrar e homenagear “as artes, os ofícios e os costumas da terra que faziam parte da vivência rural do concelho e que, em alguns casos, subsistiram até à segunda metade do século XX e mesmo até aos nossos dias”.
Hoje, sexta-feira, a feira é inaugurada na praça da República, às 18:00 horas, com a animação “Serpa Terra Forte”, seguindo-se outras iniciativas narua das Portas de Beja, nas escadas de Santa Maria, no largo de Santa Maria, no castelo e no largo Condes de Ficalho.
Do programa agendado para hoje os destaques vão para as recriações “Na loja da Ti Maria, só se compra, não se fia!” (rua das Portas de Beja, às 18:30 horas) e “Na rádio Sol Nascente, o som é da gente” (escadas de Santa Maria, às 19:30 e 20:30 horas) e para a atividade “Serigrafia com história” (largo de Santa Maria, às 19:00 e às 00:00 horas).
Ao nível musical, atuarão as bandas Trinca Espinhas (19:00 horas), Bando da Terra Velhinha (20:30 horas), Grupeta do Coreto (21:30 horas) e Paulo Coelho (23:30 horas).
Por sua vez, amanhã, sábado, dia 16, decorrerá a recriação “Conversas na Fonte”, pela Academia Sénior de Serpa (portas de Beja, às 19:00 horas), e as oficinas de cana rachada, brinquedos ópticos e construção de brinquedos tradicionais de madeiras (castelo, às 11:00 e 19:00 horas).
No programa musical, o largo Condes de Ficalho receberá o Bando da Terra Velhinha (18:30 e 20:00 horas), banda Encante (19:00 e 21:30 horas), banda Ambulante (20:30 horas) À Variações – Tributo a António Variações (23:00 horas) e DJ XX Connections (01:00 horas).
No último dia do certame, domingo, repetir-se-ão as recriações históricas e as oficinas anteriores e está agendado o espetáculo “Mamma Mia” (praça da República, às 22:00 horas). A banda Tropa Fandanga (largo Condes de Ficalho, às 19:00 horas, e praça da República, às 20:00 horas) e o grupo D’Alentejo (largo Condes de Ficalho, às 20:00 horas) são os escolhidos para animar.Segundo a autarquia, funcionará em permanência os pregões, ofícios de ruas e jogos populares no recinto da feira, os artesãos ao vivo e a exposição do projeto “Vade Retro – Fotografia à la minuta”, no largo de Santa Maria, o Espaço Criança, no castelo, e as tasquinhas.