Diário do Alentejo

Vagas para médicos de família em Aljustrel, Alvito, Cuba e Serpa ficaram por preencher

16 de fevereiro 2025 - 08:00
Centro de Saúde de Mértola tem nova médica de família
Foto | Ricardo ZambujoFoto | Ricardo Zambujo

Das cinco vagas disponíveis para a contratação de médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, apenas o Centro de Saúde de Mértola viu o seu lugar ser preenchido. Recentemente, em Ferreira do Alentejo e Moura, quatro médicos estrangeiros, que já exerciam nos concelhos, tiveram as suas competências reconhecidas pela Ordem dos Médicos.

No final de dezembro a Administração Central do Sis-tema de Saúde (ACSS) lançou um concurso para o preenchimento de 240 postos de trabalho na categoria de assistente da carreira médica, sendo que, destes, 225 diziam respeito à especialidade de Medicina Geral e Familiar.

Na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Ulsba) estavam disponíveis cinco vagas nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, vulgo centros de saúde, de Aljustrel, Alvito, Cuba, Serpa e Mértola, sendo que apenas esta última ficou preenchida.

Para Mário Tomé, presidente da Câmara Municipal de Mértola, a vinda de uma nova profissional é “absolutamente crucial para o território” e vem assegurar “aquela que deve ser a função e a missão do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, ou seja, “colocar médicos ao serviço das populações e da saúde das pessoas”.

“Esta médica vai, sobretudo, preencher os utentes que estavam sem médico de família e, embora ainda não tenha tido uma reunião final, penso que ficam todos os utentes com médico de família [atribuído] e com uma resposta satisfatória”, garante ao “Diário do Alentejo”.

Com quatro profissionais no concelho, o edil espera agora que a população que recorre à Extensão de Saúde da Mina de São Domingos, que abrange as localidades de Mina de São Domingos e Corte do Pinto, fique com uma resposta médica, o que, de momento, não estava a acontecer.

Mário Tomé revela ainda que os incentivos que o município tem promovido para a fixação de médicos no concelho, nomeadamente, o apoio na habitação e no transporte, têm resultado, porém, admite que “mais uma vez” são os municípios a assumir “uma função do SNS e do Governo”.

 

Reconhecimento profissional de mais quatro médicos

 

Nos últimos dados avançados pela ACSS, além da vaga ocupada no Centro de Saúde de Mértola, foram registadas mais quatro na Ulsba o que, segundo o gabinete de comunicação da referida entidade, diz respeito ao processo de reconhecimento da especialidade em Medicina Geral e Familiar de “médicos cubanos”.Estes quatro profissionais não são contabilizados na estatística de médicos que vêm reforçar o distrito de Beja, uma vez que já exerciam funções nos concelhos de Ferreira do Alentejo (um) e Moura (três), enquanto aguardavam o reconhecimento por parte da Ordem dos Médicos. Ana Filipa Sousa de Sousa

Comentários