Diário do Alentejo

Noites na Nora estão de regresso a Serpa

12 de julho 2024 - 08:00
Festival decorrerá até ao próximo dia 20
Foto | Noites na NoraFoto | Noites na Nora

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

A 25.ª edição das Noites na Nora (NNN), uma organização da companhia de teatro Baal 17, arrancou no passado dia 5 e prolongar-se-á, em Serpa, até ao próximo dia 20 com uma programação e uma oferta cultural “variada” e “aberta a toda a gente [e] para todos os públicos”, que vai desde a música ao teatro, às performances e ao circo. Neste ano, a abertura do festival aconteceu no largo dos Condes de Ficalho com o Instituto Nacional de Artes do Circo e “correu muito bem”, tendo “a casa praticamente cheia”.

“Há sempre uma grande expectativa da parte do público, toda a gente quer vir conhecer o espaço, ver ao vivo as transformações que [o espaço] teve, [porque] nós também fazemos um trabalho de decoração e cenografia. No primeiro dia temos vindo a ter o hábito de apresentar um espetáculo gratuito fora do espaço, ocupando assim espaços públicos em Serpa, e, neste ano, o largo dos Contos de Ficalho [deu] simbolicamente o ponto de partida desta edição”, refere Marco Ferreira, programador das NNN.

Com mais de duas décadas de existência, o evento está já “estabelecido no panorama da cultura a nível nacional”, sendo “um espetáculo que tem a raiz aqui no Baixo Alentejo, mas que se projeta um pouco por todo o País”. “Acho também fundamental salientar que não estamos só a trabalhar para a programação cultural e para a oferta cultural, mas também a mostrar a região a nível nacional e a projetá-la para fora do Alentejo”, garante.

Hoje, sexta-feira, Paulo Roque apresenta “uma performance resultado de uma residência artística”, às 22:00 horas, seguindo-se a atuação de Suzie and the Boys, um espetáculo “que é um género de cabaré e swing [jazz] muito inspirado no anos 20”, às 23:00 horas. Por sua vez, amanhã, sábado, é a vez de Sara Ribeiro expor o seu projeto “La Negra”, às 22:30 horas, e, no domingo, de “Sangue, suor e picos”, uma coprodução das companhias de teatro Baal 17 e Alma D’Arame, às 22:00 horas.

Para a próxima semana, adianta Marco Ferreira, “há muitos espetáculos ainda para ver, muito teatro, [e] é sempre com muita expectativa, com grande entusiasmo, que abrimos as portas e recebemos o público”.

O Lama Teatro e o Teatro da Trindade Inatel (dia 18, às 22:30 horas), a performance de Joana Saraiva (dia 19, às 22:00 horas) e o espetáculo de música “E Ela” (dia 19, às 22:30 horas) marcarão a última semana de NNN.

“No último dia [20] encerramos com uma grande festa [e] esperamos muita adesão da parte do público com o concerto de Rosa Mimosa e Suas Mariposas, [ou seja] um grupo de cúmbia residente em Lisboa, mas com os elementos de vários países, sobretudo, da América Latina”, realça.

 

 

Comentários