Diário do Alentejo

Feira de Garvão está de volta

09 de maio 2024 - 12:00
Um retrato da ruralidade e do seu potencial produtivoFoto| DR

De 10 a 12 deste mês a Feira de Garvão está de volta. Com ela regressa ao concelho de Ourique um “fervilhar de emoções” e reencontros no verdadeiro mundo rural. E, claro, a rainha da festa, a vaca garvonesa.

 

Texto Aníbal Fernandes

 

“É a verdadeira feira do mundo rural, envolta em tradições e em que se espera a presença de milhares de visitantes”. É a expectativa que Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, tem para o evento que, mais uma vez, se realiza, no fim de semana de 10 a 12, em Garvão.

Organizada pelo município, em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) e a União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia, integra ainda a XXVIII Exposição Agropecuária, que proporciona os encontros de produtores, os concursos de raças autóctones, os leilões, entre várias outras iniciativas.

A raça garvonesa é, sem surpresa, a “rainha da feira”, uma raça que já esteve em perigo, mas que “hoje tem uma vitalidade enorme”, nomeadamente, permitindo a comercialização da sua carne: “Está viva e tem interesse comercial”, resume Marcelo Guerreiro.

Para o presidente da Câmara Municipal de Ourique este é um evento “ímpar” em que se pode contactar com “toda a ruralidade” e constatar todo o “seu potencial produtivo”.

Do programa, destaca-se, no sábado, 11, a tradicional corrida de touros, mas, no entanto, as atividades começam logo na sexta-feira, 10, pela manhã, com uma ação de sensibilização junto do público mais jovem com o título “Era uma vez uma espécie protegida” sobre, precisamente, a vaca garvonesa.

Segue-se um encontro de produtores da raça garvonesa e uma palestra sobre o mesmo tema coordenada pela Associação dos Agricultores do Campo Branco.

À tarde haverá um showcooking de carne bovina garvonesa, comandada pelo chefe Emanuel Guerreiro. Ao fim do dia, outro Emanuel subirá ao palco para um concerto, depois da atuação do grupo Rumo ao Sul.

No sábado terá lugar o 5.º Concurso de Alfeires de Porco Alentejano e uma palestra dedicada a como “Viabilizar e preservar o campo e o montado”. Às 14:00 horas realiza-se o 2.º Concurso Regional do Cão de Serra de Aires.

À tarde, depois da já mencionada corrida de touros, será a vez do cante alentejano, com a atuação dos grupos Alma Alentejana de Garvão e Coral de Ourique. À noite será a vez de subirem ao palco Los Colchoneros e Némanus.

No domingo, último dia do certame, de manhã, realiza-se o XXI Concurso Regional de Garvão do Rafeiro Alentejano. A tarde será dedicada ao programa televisivo da “TVI”, “Somos Portugal”, enquanto no espaço de restauração decorre o encontro de cante ao baldão e a atuação do Grupo Coral Infantil do Concelho de Ourique.

O programa das festas encerra com uma garraiada às 18:30 horas na praça de touros Dr. António Semedo. Aníbal Fernandes

Comentários