Diário do Alentejo

O BE e o “dever de acolher” de Portugal

01 de março 2024 -
Mariana Mortágua esteve em São Teotónio, Odemira
Foto| DRFoto| DR

“O que nós temos que dizer ao País é que, para que a economia funcione, para que a Segurança Social funcione, para que as pensões sejam pagas, Portugal tem o dever de acolher as pessoas que o procuram”.

Foi assim, em visita à escola básica de 2.º, 3.º ciclos e secundária de São Teotónio, no concelho de Odemira, que a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, se referiu na passada terça-feira, 27, às palavras do antigo líder do PSD e ex-primeiro ministro, Pedro Passos Coelho, que associou a imigração ao o sentimento de insegurança vivido no País.

“É um disparate de todo o tamanho”, sublinhou a líder bloquista, acrescentando que “a ideia de que há um problema de segurança associado à imigração é uma mentira, é desmentida por todos os factos”.

Presente naquela que é uma das freguesias do País com maior número de trabalhadores imigrantes em explorações agrícolas, Mariana Mortágua referiu que “há duas formas de olhar para a imigração: a boa é regularizar, dar condições, acolher (…). A má é fechar as portas da imigração regular e abrir as portas das máfias da imigração clandestina, da imigração sem direitos, da imigração em contentores”. “DA”

Comentários