Diário do Alentejo

Grupo de habitantes da aldeia da Estrela quer mudar de concelho

12 de março 2023 - 09:00
Câmara Municipal de Moura diz que movimento “anda muito longe da verdade” e que tem projetos para a aldeia
Foto | DRFoto | DR

Com a subida das águas do lago do Alqueva, a Estrela, uma aldeia da freguesia de Póvoa de S. Miguel, no concelho de Moura, ficou situada numa península, tornando-a um local ideal para um ancoradouro utilizado pelos barcos de recreio que cruzam o grande lago e para a realização de piqueniques ou atividades aquáticas.

 

No entanto, o cais foi removido e o autodenominado grupo “Gente da Estrela” iniciou “um processo de desanexação de concelho” em protesto contra a Câmara Municipal de Moura, acusando-a de “nada fazer” pela terra e de os abandonar à sua sorte. O presidente da autarquia, Álvaro Azedo, critica Miguel Caleça, putativo porta-voz do movimento, dizendo que “um mentiroso é sempre um mentiroso”.

 

Texto Aníbal Fernandes

 

Um autointitulado grupo “Gente da Estrela”, em comunicado, anunciou que pretende “iniciar  um processo de mudança do concelho, caso existam instrumentos legais para esse efeito”. Na base desta posição, diz Miguel Caleça, está a remoção do ancoradouro e a “destruição” do campo de futebol da antiga escola primária.

 

O porta-voz do grupo acusa a Câmara Municipal de Moura de não ter feito “rigorosamente nada na povoação nos últimos cinco anos”, deixando-a ao “abandono”. Em declarações ao “Diário do Alentejo”, diz que as mudanças efetuadas vêm debilitar ainda mais a “economia local” que beneficiava do movimento turístico.

 

O comunicado informa que foram enviados pedidos de audiência aos presidentes das câmaras municipais limítrofes – Portel, Reguengos e Mourão – com o objetivo de avaliar o “grau de recetividade” a esta pretensão. “Caso alguma das câmaras municipais estejam na disposição de nos aceitar, será efetuado um referendo na Estrela para que o povo na sua maioria decida se quer realmente mudar e para qual concelho”, lê-se no comunicado.

 

Miguel Caleça diz ainda que “as ruas estão num estado vergonhoso, os esgotos correm a céu aberto para o lago da barragem de Alqueva, não existe uma estação de tratamento de esgotos, sendo que em alturas em que há mais gente na aldeia o cheiro nauseabundo incomoda toda a população, bem como os turistas que nos visitam”.

 

A destruição do “pequeno campo de futebol”, contra a opinião expressa num abaixo-assinado por 100 por cento dos [cerca de quatro dezenas] habitantes, para a construção de um parque de caravanas, e a destruição do parque infantil também são motivos de protesto.

 

Álvaro Azedo, em resposta às acusações formuladas no comunicado, refere que o discurso do “pseudo-porta-voz” do grupo “anda muito longe da verdade” e diz que “um mentiroso é sempre um mentiroso”.

 

Citado pelo jornal “A Planície”, o presidente da Câmara Municipal de Moura diz que a autarquia se relaciona “institucionalmente com a junta de freguesia e com a comissão de moradores” – com que se reuniu recentemente –, e que está disponível para receber qualquer pessoa.

 

Álvaro Azedo garante que a autarquia “tem projetos para a Estrela”, embora reconheça “que não têm andado tão depressa como gostaríamos, mas que serão implementados”. O autarca eleito pelo PS acusa ainda Miguel Caleça de estar “frustrado por não ter ganho as eleições” na lista da CDU, em Póvoa de São Miguel.

Comentários