Diário do Alentejo

Novas formas de ensinar para colocar os alunos a refletir

26 de fevereiro 2023 - 10:00
Escola Profissional de Cuba promove primeiras Jornadas de Ação Educativa
Foto | DRFoto | DR

A Escola Profissional de Cuba recebe, na próxima terça-feira, as primeiras Jornadas de Ação Educativa com o intuito de reforçar as temáticas de aprendizagem e de contactar com elas no terreno. Vânia Beliz, sexóloga, Rita Rovisco, educadora de infância, e Jorge Serafim, contador de histórias, são os convidados desta primeira edição.

 

Texto Ana Filipa Sousa de Sousa

 

Proporcionar uma experiência prática e aberta junto da comunidade escolar e local sobre a sexualidade, a arte e as diferentes formas de trabalho lúdico-pedagógico na infância são o motor das primeiras Jornadas de Ação Educativa da Escola Profissional de Cuba (EPCuba) agendadas para a próxima terça-feira, dia 28.

 

Para Cristina Cabaça, coordenadora do curso de Ação Educativa da EPCuba, esta iniciativa surge pela importância de aprofundar e fomentar o debate sobre estes temas, promovendo novas aprendizagens e o contacto com “pessoas das áreas” em que os alunos pretendem trabalhar.

 

“Pretendemos promover novas técnicas de ensino, privilegiando os nossos alunos através de novas oportunidades, para que se crie uma sociedade melhor, mais informada com consciência sobre o conhecimento e a importância da diversidade de conhecimentos”, realça.

 

Numa altura em que o setor da educação atravessa “um momento difícil”, é fundamental acompanhar as alterações sociais das crianças e jovens e ir ao encontro das suas necessidades educacionais, sejam elas ao nível do desenvolvimento intelectual na infância ou nas estratégias de ensino dos novos e futuros profissionais.

 

“Estamos num momento difícil ao nível da educação, mas não podemos cruzar os braços e esperar que as coisas mudem. Como tal, considero que é importante refletir sobre novas estratégias de ensino/aprendizagem, uma vez que estas novas gerações precisam de uma abordagem diferente. Tenho notado que os alunos cada vez mais se interessam por conteúdos mais práticos e o ensino precisa de se adaptar ao que estas gerações precisam. Estamos muito presos aos papéis e à burocracia neste país”, comenta.

 

E continua: “Como disse estas temáticas merecem destaque na educação dos mais novos, na medida em que o conhecimento destes temas é importante para o desenvolvimento intelectual das crianças. Cada vez mais, somos inundados de notícias em que, por vezes, temos de explicar quer aos nossos filhos quer aos nossos alunos, e para isso, é importante que tenhamos noção de como abordar determinados assuntos”.

 

JORNADAS DE AÇÃO EDUCATIVA EPCUBA

A Biblioteca Municipal de Cuba debate, junto dos alunos da EPCuba e da comunidade local, “A sexualidade na Infância e na Adolescência, com a sexóloga Vânia Beliz (das 09:30 às 11:00 horas), “A Arte na Infância”, com a educadora de infância Rita Rovisco, (das 11:00 às 12:30 horas), e “A Arte e as Técnicas de Contar Histórias, com Jorge Serafim (das 14:30 às 16:00 horas).

Comentários