Texto Ana Filipa Sousa de Sousa
O selo de reputação PME Líder, criado pela Agência de Competitividade e Inovação (IAPMEI) elegeu 87 empresas do distrito pelos “seus desempenhos superiores”. Os concelhos de Odemira e Beja são aqueles que apresentam um maior número de distinções.
A Agência de Competitividade e Inovação (IAPMEI) revelou no final do mês passado a lista de empresas que em 2021 apresentaram “desempenhos superiores” com base nas “melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros”. Segundo os dados disponibilizados, as 11 218 empresas eleitas foram responsáveis por cerca de 362 mil postos de trabalho nas áreas do comércio, industria, construção e imobiliário, serviços, agricultura e pescas, turismo e transportes.
No ranking dos 18 distritos, Porto (20 por cento), Lisboa (19,1 por cento), Braga (10,5 por cento) e Aveiro (9,9 por cento) lideram com o maior número de empresas sediadas, ficando Beja (0,8 por cento), Bragança (0,7 por cento) e Portalegre (0,5 por cento) com os lugares mais abaixo da tabela.
Ainda assim, o distrito de Beja manteve a sua habitual subida no número de distinções, registando um aumento de 19 novas empresas comparativamente com 2020, somando 87. O setor do comércio foi aquele que anotou o maior número de entidades, fixando 42,53 por cento da percentagem total. Segundo os dados, Beja e Odemira são os concelhos com maior número de selos atribuídos, com 29 e 23 empresas premiadas (mais seis e cinco do que 2020), seguidos por Moura, com sete, Vidigueira e Ourique, com cinco e Castro Verde e Serpa, com quatro.
À semelhança do que ocorreu em anos anteriores apenas os concelhos de Alvito e de Barrancos não registaram qualquer distinção.
PME LÍDER EM ANOS ANTERIORES
Nos últimos cinco anos, há exceção do primeiro ano de pandemia, o distrito de Beja apresentou sempre um aumento significativo no número de novas empresas premiadas com o PME Líder. Desde 2017 surgiram junto da IAPMEI mais 28 empresas que beneficiaram do acesso a linhas de crédito especiais, ofertas formativas, reconhecimento de práticas em responsabilidade social e sustentável, espaços para reuniões e seguros, entre outras regalias do estatuto.
Os dados dos anos anteriores mostram ainda que Aljustrel e Cuba reapareceram na listagem, Serpa foi o concelho que mais perdeu empresas premiadas e Almodôvar foi o município mais linear, há exceção de 2019, nos últimos anos.