Diário do Alentejo

Moura: Novo centro escolar terá um investimento de 2,6 ME

28 de janeiro 2022 - 09:50

A Câmara Municipal de Moura anunciou que a obra de construção do Centro Escolar dos Bombeiros, na cidade de Moura, já começou, num investimento de 2,6 milhões de euros.

 

Álvaro Azedo, presidente deste município, explicou que o investimento no centro escolar, do pré-escolar e do primeiro ciclo do Ensino Básico, é “da maior importância” para a autarquia e marca o início da primeira fase de renovação da rede escolar da cidade.

 

Os edifícios escolares do concelho “estão extremamente degradados” e, por isso, o município tem vindo a desenvolver, “desde há quatro anos, uma política de renovação, e, acima de tudo, de revolução ao nível do ensino, e as infraestruturas são da maior importância”, refere.

 

O investimento no centro “dá corpo” a uma “visão nova e moderna do que deve ser um espaço escola” e “com um manancial de equipamentos”, que irá proporcionar à comunidade escolar “todo o conforto e todas as condições para o sucesso”, frisa.

De acordo com a Câmara de Moura, a obra, que deverá durar 18 meses, vai permitir criar o estabelecimento de ensino a partir da adaptação, remodelação e ampliação do edifício da escola básica existente na zona.

 

O novo centro terá “índices de segurança adequados” e “espaços fluidos” para permitir “o desenvolvimento da atividade educativa e da delineação de um percurso escolar de sucesso”.

 

O Centro Escolar dos Bombeiros terá 12 salas, sendo oito do primeiro ciclo do Ensino Básico, duas de pré-escolar, uma para atividades e a outra polivalente. Também terá uma biblioteca/ludoteca, um laboratório, refeitório e cozinha, quatro gabinetes de trabalho, hortas pedagógicas, um parque infantil e espaços exteriores cobertos e descobertos.

 

Trata-se de “um conjunto de valências ideais” para alunos e pessoal docente e não docente poderem “desenvolver um trabalho de qualidade, tendo em conta as exigências e desafios que a sociedade de hoje coloca”, refere o município.

 

A obra de criação do centro vai implicar um investimento de 2.626.998 euros, cofinanciado por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional Alentejo 2020.

A taxa de cofinanciamento comunitário da obra é de 85% do valor elegível (1.963.825,30 euros), sendo a verba restante assegurada pelo município.

Comentários