Diário do Alentejo

Ferreira do Alentejo: Câmara com orçamento de 16,5 ME

13 de janeiro 2022 - 10:00

A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo este ano contará com um orçamento de 16,5 milhões de euros, baseado “em valores realistas” e que permitirá dar continuidade “a investimentos que vêm de trás”.

 

As Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento do município alentejano, superior em 300 mil euros ao do ano passado, foi aprovado por maioria na câmara municipal, com os votos favoráveis dos eleitos do PS e a abstenção dos dois vereadores da CDU. Por sua vez, na assembleia municipal, os documentos foram igualmente aprovados por maioria, com 11 votos favoráveis (10 de deputados do PS e um do Chega) e seis abstenções (cinco da CDU e uma do Bloco de Esquerda).

 

Na introdução das GOP, o executivo liderado por Luís Pita Ameixa (PS) explica que o orçamento do município para este ano é baseado “em valores realistas”. E que servirá para a Câmara de Ferreira do Alentejo dar “continuidade a atividades e a investimentos que vêm de trás”.

 

Entre estes, a o município destaca a “ampliação do Parque das Empresas”, obra avaliada em mais de dois milhões de euros e já em curso, a que se seguirá o lançamento de um “programa de captação de empresas”.

 

Nos planos da autarquia para este ano está igualmente “o esforço de modernização dos edifícios e espaços escolares” do concelho, estando previsto um investimento total de 1,5 milhões de euros na retirada do amianto das coberturas da escola que é sede do agrupamento escolar e na remodelação dos estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo de Odivelas e de Canhestros.

 

A autarquia conta ainda concretizar, “no essencial”, a remodelação da Estrada Municipal 526 entre Abegoaria e Gasparões, “já adjudicada” por 700 mil euros.

 

A habitação é outra das prioridades definidas para este ano, com “a aplicação” da Estratégia Local de Habitação e o lançamento das “bases de importantes investimentos que levem a incrementar a oferta” nesta área “em quantidade e qualidade e acessível”.

 

Está ainda prevista a criação, a título experimental, de um “Orçamento Participativo” no Agrupamento de Escolas e o lançamento do Cartão Jovem Municipal.

 

Na área do abastecimento de água, será criado um novo sistema de adução à localidade de Odivelas.

 

A câmara vai avançar ainda com “a aplicação dos novos protocolos de descentralização” com as juntas de freguesia.

Comentários