Diário do Alentejo

Amareleja: Investimento de 1,5 ME em área empresarial

21 de dezembro 2021 - 13:50

Uma área de acolhimento empresarial, num investimento de quase 1,5 milhões de euros (ME), está a ser criada na Amareleja, no concelho de Moura, para atrair e fixar empresas.

 

Trata-se de “um investimento crucial para a vila de Amareleja e para todo o concelho”, porque vai permitir “criar condições para atrair e fixar empresas e desenvolver a economia local”, afirma Álvaro Azedo, presidente da Câmara de Moura, a promotora do projeto. A área de acolhimento empresarial vai permitir à vila ter uma zona “capaz de fixar empresas locais e atrair outras para que invistam e façam de Amareleja uma terra de oportunidades”.

 

A Área de Acolhimento Empresarial de Amareleja vai ter 22 lotes de terreno para instalação de vários tipos de atividades económicas, precisa.

 

“É profunda intenção do município dinamizar a área de acolhimento e atrair e acolher investimentos para a vila de Amareleja, para que também possa ter dinâmica a nível empresarial”, frisa o autarca.

 

Álvaro Azedo refere ainda que o município já foi contactado por empresas locais interessadas em instalarem-se na área de acolhimento empresarial, “sobretudo oficinas, que necessitam de alargar as áreas de trabalho”. Bem como, “algumas prospeções, contactos muito informais” de outros empresários, mas que “ainda não representam vontades expressas de se fixarem” nesta infraestrutura.

No entanto, frisa também, que a autarquia está a fazer, junto de empresários, “o trabalho de divulgação da área de acolhimento empresarial e da mais-valia que pode representar fixar negócio em Amareleja”. Explicando que o objetivo é conversar com os empresários “no sentido de haver investimentos que possam criar postos de trabalho”.

 

Segundo a câmara municipal, a obra da Área de Acolhimento Empresarial de Amareleja começou em novembro e tem um prazo de execução de 15 meses, devendo terminar em fevereiro de 2023. Esta inclui a criação de arruamentos e estacionamentos de acesso aos lotes e a instalação das infraestruturas de água e saneamento básico, eletricidade e telecomunicações.

 Orçada em 1.465.876 euros, a obra é financiada em 85% por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, sendo a comparticipação nacional de 15% assegurada pelo município.

Comentários