Diário do Alentejo

Governo anuncia 127 milhões para novos regadios

10 de dezembro 2021 - 14:40

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou o lançamento de um aviso de 127 milhões de euros que encerrará o primeiro ciclo do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios).

 

O mesmo pretende dar seguimento aos projetos assumidos politicamente para a região de Alqueva, nomeadamente a execução dos circuitos hidráulicos de Messejana (com ligação à albufeira de Monte da Rocha), de Póvoa-Moura, da Vidigueira e de Reguengos de Monsaraz (segunda fase).

 

Este aviso finaliza a totalidade do valor previsto para o primeiro ciclo do PNRegadios, com financiamento do Banco Europeu de Investimento e da Comissão Europeia (BEI/CE), no valor de 560 milhões de euros que irão beneficiar cerca de 91.800 hectares (ha), dos quais 55 mil ha são relativos a novos regadios (396 milhões de euros) e 36.800 ha estão associados à reabilitação e modernização dos regadios existentes (155 milhões de euros).

A estes investimentos, somam-se 8,1 milhões de euros aplicados no reforço de bombagem e em melhorias no aproveitamento de energia fotovoltaica.

 

Até ao final do ano serão ainda lançados os avisos do PNRegadios para a “Melhoria da Eficiência dos Regadios Existentes”, destinados a todo o território continental de Portugal, com uma dotação global de 70 milhões de euros. 

No total, os avisos preveem a execução de 197 milhões de euros de investimento em 479.405 hectares para a modernização e reabilitação de regadios existentes e novos regadios, assim como para a transformação de regadios tradicionais em regadios modernos, mais eficientes, com elevado uso de tecnologia e associados a uma maior garantia de água.

 

O estudo Regadio 20130 destaca, ainda, a necessidade de promover projetos que apresentem uma maior independência energética, com recurso a fontes renováveis, nomeadamente a utilização de centrais fotovoltaicas. As conclusões do mesmo, que serão apresentadas pelo presidente da EDIA, José Pedro Salema, identificam também perto de 300 intenções de intervenção no regadio nacional, a maior parte das quais no Alentejo (108), mas também nas regiões Norte (61), Centro (59), Lisboa e Vale do Tejo (39) e Algarve (31).

 

As candidaturas dos projetos deverão ser apresentadas até dia 10 de janeiro e, sempre que possível, incluir regadios de múltiplas finalidades, para que, além de reforçar a garantia de abastecimento público, os planos de água permitam a produção de energia fotovoltaica, a sua utilização no combate a incêndios e a criação de faixas de renaturalização e de atividades de lazer.

 

Comentários