Diário do Alentejo

Covid-19: Ovibeja vai regressar em abril de 2022

29 de abril 2021 - 21:30

A próxima edição da feira agropecuária Ovibeja vai realizar-se de 21 a 25 de abril de 2022, depois de, este ano, o certame ter decorrido em versão digital devido à pandemia de covid-19.

 

A feira, organizada pela ACOS - Agricultores do Sul, costuma decorrer no Parque de Feiras e Exposições de Beja - Manuel Castro e Brito, mas a edição deste ano, a 37.ª, foi promovida em formato digital, na semana passada, nos dias 22 e 23.

 

Em comunicado, a ACOS afiançou que, apesar disso, a Ovibeja 2021 “excedeu as expectativas” e revelou que a próxima edição vai ter lugar de 21 a 25 de abril. A 37.ª Ovibeja, em versão digital, “contou com cerca de 150 expositores, recebeu cerca de 30 mil visitantes ‘online’ e dinamizou inúmeras atividades ao longo de dois dias”.

 

O ambiente do certame, cuja edição presencial foi cancelada pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, foi recriado virtualmente, através de diversas componentes, na página de Internet www.ovibeja.pt. Neste ‘site’, o certame proporcionou um roteiro tridimensional (3D) pelos espaços habituais da feira, como os pavilhões, este ano virtuais, mas que puderam ser “visitados” e tiveram “produtos em exposição e para venda”.

 

O evento contou com uma sessão de abertura, que incluiu uma mensagem em vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e intervenções dos presidentes da Câmara de Beja e da ACOS, Paulo Arsénio e Rui Garrido, respetivamente.

 

A versão digital da Ovibeja, cujo tema foi “Agricultura ConsCiência”, permitiu também “oferecer”, à “distância de apenas um clique”, gastronomia, competições, ‘masterclasses', espetáculos musicais ou ‘webinars’, tendo o último deles sido encerrado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

 

Esta edição do certame “representou um passo em frente na capacidade de inovar e de integrar todos os seus públicos-alvo”, frisou a organização. A modalidade de eventos ‘online’, designadamente ‘webinars’, poderão complementar a feira presencial, de futuro, admitiu Rui Garrido. “O digital é uma mais-valia que veio para ficar como complemento às iniciativas presenciais”, assinalou.

Comentários