Diário do Alentejo

Câmara da Vidigueira propõe “Um Palmo de Conversa”

01 de abril 2021 - 16:40

Três perguntas a Rui Raposo, presidente da Câmara da Vidigueira

 

Texto José Serrano

 

“Um Palmo de Conversa” é o nome do projeto que a  Câmara de Vidigueira está a promover, junto da população sénior. Quais os objetivos a que este projeto se propõe?

O projeto pretende combater o isolamento da população sénior, em todas as localidades do concelho, promovendo o envelhecimento ativo e saudável e a melhoria da qualidade de vida, através da realização de diversas atividades lúdicas e educacionais, no exterior da habitação, com o devido distanciamento físico, entre os participantes. O projeto pretende criar espaços de diálogo, de partilha de experiência e de saberes, proporcionando dinâmicas de alegria e de bem-estar e uma interação social, fundamental para a saúde física e mental dos utentes. As atividades realizadas contribuem, também, para valorizar as suas capacidades e competências, ao mesmo que estimulam a coordenação psicomotora e exercitam as suas funções cognitivas e sensoriais.

 

Que atividades são desenvolvidas, junto dos utentes desta iniciativa?

Estão previstas diversas atividades, que passam pelo movimento, pelas cantigas, pelas histórias e memórias e pela partilha de saberes, afetos e proximidade. Temos verificado que o que a população mais sente falta é de uma conversa, de um momento de atenção, de confissões de medos e angústias que tanto assombram os mais idosos, dada a situação pandémica que atravessamos.

 

Como definiria a problemática do isolamento dos idosos, no concelho de Vidigueira?

O envelhecimento demográfico assume-se hoje como um fenómeno com proporções à escala mundial e a adaptação da sociedade a esta nova realidade passa, inevitavelmente, pela revalorização social das idades mais avançadas e pelo reforço da cidadania nas pessoas idosas, valorizando as suas capacidades, a sua experiência de vida e fomentando a participação ativa na sociedade. O concelho de Vidigueira, à imagem do panorama nacional, depara-se com um envelhecimento populacional bastante significativo, o que não poderá deixar de nos preocupar. É neste sentido que, conscientes desta problemática, temos vindo a implementar um conjunto de respostas e serviços. Assim, este projeto é delineado tendo em consideração todas as problemáticas sinalizadas, procurando colmatá-las e/ou minimizá-las, para que possamos contribuir para um envelhecimento saudável do nosso concelho, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida desta faixa etária, dando-lhe toda a dignidade que merece, toda a atenção por parte de quem gere os destinos deste concelho.

Comentários