Diário do Alentejo

Baixo Alentejo com 32 candidaturas a programa de apoio

19 de fevereiro 2021 - 14:40

Um total de 73 candidaturas, com um investimento global previsto de 9,1 milhões de euros, foi apresentado ao Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN) no Alentejo Central e no Baixo Alentejo.

 

Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), que abrange todos os concelhos do distrito de Évora, indicou terem sido apresentadas ao programa “41 candidaturas” oriundas da sua área. Estas candidaturas, adiantou, representam “quase 5,5 milhões de euros de investimento elegível proposto”, correspondendo a “um incentivo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de aproximadamente 2,3 milhões de euros”.

 

Já na área da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), que integra 13 dos 14 concelhos do distrito de Beja, foram submetidas 32 candidaturas, cujo “investimento global proposto ascende a cerca de 3,6 milhões de euros, com um apoio financeiro aproximado de 1,6 milhões de euros”.

 

A CIMBAL salientou que o número de postos de trabalho a serem mantidos nos 32 projetos de expansão e modernização da produção candidatados pelas empresas ascende a 158.

 

O prazo de apresentação de candidaturas ao aviso do PAPN, gerido pelas comunidades intermunicipais, terminou na segunda-feira e a decisão sobre o financiamento dos projetos deverá ser conhecida dentro de cerca de três meses.

 

Este programa tem como objetivo o apoio direto ao investimento para estimular a produção nacional de base local, com enfoque no setor industrial e no setor do turismo, sendo beneficiárias as micro e pequenas empresas.

 

Segundo a CIMAC, os projetos a apoiar, com investimentos mínimos de 20 mil euros e máximos de 235 mil euros, serão de expansão e modernização da produção por parte das micro e pequenas empresas. A candidaturas aprovadas contarão com o cofinanciamento comunitário FEDER, não reembolsável, numa taxa que varia entre os 40 e os 55%.

Comentários