Diário do Alentejo

Da mercearia à horta, empresas de Beja apostam no 'online'

09 de fevereiro 2021 - 12:00

Exploração agrícola familiar em Brinches, o Monte das Texugueiras é um projeto que surgiu “como que por acidente”, conta o proprietário, António Almeida. Beneficiada pelo perímetro de rega de Alqueva, a exploração agrícola começou apenas como uma horta para autoconsumo, mas rapidamente se tornou num negócio de sucesso.

 

“Por vezes tínhamos excedentes de produção, a partir dos quais fazíamos uns pequenos cabazes para oferecer aos amigos. Não demorou muito até que, da oferta de cabazes, surgisse a ideia da sua comercialização. Convictos dos benefícios das técnicas da agricultura biológica, trabalhámos desde logo para obter a sua certificação. Neste momento, e desde há quatro anos, somos os únicos produtores de hortícolas biológicos da região”.

 

No início da pandemia, as medidas de contenção do vírus, nomeadamente o encerramento dos restaurantes, trouxeram grandes preocupações ao “Monte das Texugueiras”, já que grande parte da sua produção se destina a estes estabelecimentos. Mas, contrariamente ao esperado, a empresa viu-se “inundada” com uma grande quantidade de encomendas, acabando por absorver toda a produção.

 

Em relação aos cabazes hortícolas biológicos, António Almeida revela que a procura atingiu “valores elevadíssimos” em março e abril de 2020, alguns clientes fidelizaram-se mas os outros, “como seria de prever”, voltaram aos anteriores hábitos de consumo. As entregas ao domicílio não são um modelo novo para esta exploração agrícola que, desde 2013, disponibiliza o serviço de venda e entrega ao domicílio, ou até mesmo no emprego do cliente. Todas as semanas, o Monte das Texugueiras publica nas suas redes sociais uma lista com os produtos disponíveis, para que os clientes possam escolher e encomendar o seu cabaz, o qual é entregue na quarta-feira seguinte.

 

Também a Lavandaria Americana oferece serviços de recolha e entrega ao domicílio. A opção é feita gratuitamente e pode funcionar tanto em casa como no local de trabalho do cliente. As pessoas que procuram este serviço vêm de todas as faixas etárias, mas os idosos são aqueles que mais o solicitam. Também neste setor se verificou uma grande quebra na procura de serviços com a proibição de realização de casamento, batizados e festas e até mesmo com as novas regras impostas aos restaurantes, nomeadamente o facto de não poderem usar toalhas em tecido. Os proprietários, que já ofereciam este serviço antes da pandemia e que decidiram agora reforçar esta opção, confessam contudo que “não chega para compensar a quebra sofrida”.

 

Na Mercearia Bejense as entregas ao domicílio são efetuadas de duas formas: pelos próprios e através da equipa do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Beja no âmbito do programa “Co(m)sigo”. A ideia de recorrer a este tipo de serviço surgiu pensando, em particular, nos clientes mais idosos da mercearia, explica a proprietária: “Fomos contactados por filhas/os que estavam longe e queriam desesperadamente uma resposta para os familiares mas, caricatamente, os nossos clientes mais idosos continuaram a preferir vir à loja, para terem uma desculpa para arejar”.

 

A Câmara de Beja disponibiliza na sua página ‘online’, uma secção dedicada ao takeaway/entregas ao domicílio, onde é possível consultar quais os estabelecimentos comerciais da região que aderiram a este serviço. Também a Câmara de Moura passou disponibilizar um novo portal na internet onde é possível consultar os restaurantes do concelho que se encontram a funcionar em regime de ‘take-away’. Tendo por base o mote “Os nossos restaurantes em sua casa!”, esta nova plataforma disponibiliza um motor de busca, mapa e informação específica sobre cada restaurante, como o dia de fecho, contactos e especialidades da casa.

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