Diário do Alentejo

Vidigueira destina 100 mil euros para apoiar empresas

29 de janeiro 2021 - 21:10

Um programa de apoio financeiro para empresas e empresários vai ser implementado no concelho de Vidigueira pela câmara municipal, num investimento global de 100 mil euros, para combater efeitos económicos negativos da pandemia de covid-19.

 

O município explicou, em comunicado, que este Programa Municipal de Estabilização Económica é uma das medidas excecionais e temporárias aprovadas para fazer face à covid-19. A iniciativa destina-se “às empresas e empresários em nome individual, com contabilidade organizada ou simplificada, que exerçam a sua atividade no concelho de Vidigueira”.

 

O programa de apoio está também pensado para “empresas ou empresários com perdas iguais ou superiores a 25% do volume de negócios”, e abrange estabelecimentos de alojamento, restauração e bebidas e empresas de animação turística, atividades artísticas e culturais, entre outros.

 

No âmbito da medida, está contemplada a atribuição de um apoio financeiro a fundo perdido, que pode ir desde 750 até quatro mil euros, dependendo da atividade ou do volume de negócios. “O apoio financeiro não reembolsável terá em conta a dimensão da empresa e a perda de faturação e será disponibilizado após a validação, certificação e aprovação da candidatura”, segundo o comunicado.

 

A autarquia assinalou que “pretende, assim, auxiliar os agentes económicos locais, tendo em vista a manutenção dos negócios e do nível de emprego e a valorização da atividade das empresas”. O objetivo passa por mitigar “os efeitos económicos da crise” e prevenir “a ocorrência de repercussões negativas no mercado de trabalho”. Nesta fase de apoio, as candidaturas ao programa decorrem entre fevereiro e abril.

 

Outra das medidas implementadas pela Câmara de Vidigueira, neste caso dirigida aos estudantes locais, durante o período de suspensão das atividades letivas, devido à pandemia de covid-19, é a continuação do fornecimento de refeições aos alunos do escalão de apoio social A e B. “A entrega das refeições é realizada pela autarquia em todo o concelho, no domicílio das crianças e jovens”, através do projeto municipal “Estamos Cá Por Si”, informou a autarquia.

Comentários