Diário do Alentejo

Sines: Expansão do Terminal XXI começa este mês

11 de janeiro 2021 - 09:30

As obras de expansão do Terminal XXI do Porto de Sines arrancam este mês, com a construção de 804 metros de cais, terraplenos e edifícios, num investimento de 16,5 milhões de euros, anunciou a PSA Sines, empresa concessionária deste terminal de contentores.

 

“O plano de expansão, contratualizado entre a PSA Sines e a Administração do Porto de Sines (APS), em outubro de 2019, prevê a expansão de 804 metros de cais, 18 hectares de terraplenos e edifícios, que serão construídos de forma faseada”, concretiza a empresa, revelando que as obras permitirão, numa primeira fase, “um aumento da frente de cais em 204 metros e oito hectares de terraplenos”, que posteriormente serão ampliados em mais 600 metros e 10 hectares, respetivamente,

 

A primeira fase da ampliação da infraestrutura portuária “criará condições para a operação, em simultâneo, de três porta-contentores com 300 metros de comprimento, numa frente de cais de 1.150 metros”. A obra vai arrancar no final do cais e corresponde a um aumento de comprimento de acostagem de 204 metros. “Prevê-se que durante os primeiros oito meses haja lugar à exploração de uma pedreira e ao respetivo transporte de materiais para o Terminal XXI” e que os trabalhos marítimos arranquem “no segundo mês da empreitada”, acrescenta fonte da PSA.

 

Devido ao impacto dos trabalhos, que incluem a circulação de camiões para o transporte de materiais nas vias de circulação interna do Porto de Sines, a concessionária garante que “exercerá um rigoroso controlo sobre as medidas de mitigação dos impactes ambientais previstas no estudo de impacte ambiental", aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

 

Com a conclusão da expansão, prevista para o final do próximo ano, o Terminal XXI passa a dispor de uma frente de cais de 1.750 metros, 19 pórticos de cais e 60 hectares de terraplenos. “Este projeto representa mais um passo para reforçar a posição de Sines como um dos principais portos do sul da Europa, ao mesmo tempo que a PSA (já o maior empregador privado da região) aumenta a sua contribuição direta e indireta para o crescimento económico e social da região do litoral alentejano e, consequentemente, do País”, reforça a empresa.

 

O projeto de expansão do Terminal XXI é o resultado do aditamento ao contrato de concessão celebrado entre a APS e a PSA Sines, permitindo a realização de novos investimentos referentes à ampliação do cais e modernização do terminal, projetando o aumento da capacidade de movimentação anual de 2,3 para 4,1 milhões de TEU (contentores de 20 pés). Este investimento vem reforçar a capacidade do terminal em receber vários navios ‘megacarriers’ (os maiores navios porta-contentores) em simultâneo, aumentando assim a sua oferta operacional ao mesmo tempo que reforça a sua importância para o desenvolvimento económico da região e do país.

 

CABO SUBMARINO INAUGURADO EM JUNHO

 

A inauguração do cabo submarino "EllaLink", entre Sines e Fortaleza (Brasil), prevista para o próximo mês de junho, constituirá o "momento alto" do programa digital da presidência portuguesa da União Europeia, iniciada esta semana. O cabo, cuja instalação representa um investimento de 170 milhões de euros, terá uma extensão de 10 119 quilómetros, e oferece uma capacidade de transmissão de dados de 72 terabits por segundo, com baixa latência. A rede vai "estender-se por todo o Brasil a partir da região do Ceará, conectando os pontos principais em São Paulo e Rio de Janeiro". Já na Europa, "oferece ligações seguras" a 'data centers" em Lisboa, Madrid e Marselha, ligando igualmente a Madeira e Cabo Verde.

Comentários